terça-feira, 19 de março de 2013

Alunos de escolas estaduais conhecem etapas do tratamento de esgotos na ETE do Baldo

Estudantes na ETE do Baldo

40 alunos do 8º ano da Escola Estadual José Fernandes Machado, localizada no bairro de Ponta Negra, visitaram na manhã de segunda-feira (18) as instalações da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Baldo.

Os estudantes foram recebidos pelo engenheiro Cícero Fernandes, coordenador da ETE do Baldo, que fêz palestra sobre a importância da água para a sobrevivência humana e a necessidade do uso racional para garantir a preservação do meio ambiente.

O engenheiro da Caern (Companhia de Águas Esgotos do RN) Paulo Eduardo levou os estudantes para conhecerem in loco as instalações da ETE do Baldo, que atualmente trata os esgotos coletados em 21 bairros da cidade do Natal. Os alunos também assistiram um vídeo ilustrativo, que apresentou todas as etapas pelas quais o esgoto coletado nas residências passa, até ser jogado no Rio Potengi, com um grau de eficiência superior a 95%.

A professora de Ciências, Silvia Fonseca (32), destacou a importância de estender os conhecimentos passados na escola para o cotidiano dos alunos. "É preciso que estes estudantes entendam que a educação ambiental começa em casa, com nossas próprias atitudes. Todos nós precisamos da água para viver e é importante que eles entendam que o esgoto que está sendo tratado aqui hoje é a água que utilizamos dentro de nossas casas", disse.

A ETE do Baldo foi construída com um investimento total de R$ 83 milhões, dineiro do Governo Federal com contrapartida do Governo do RN, está localizada no Baldo, Cidade Alta, Natal, com capacidade para tratar uma média de 450 litros por segundo.

Um comentário:

  1. Muito importante esse trabalho, faz com que os cidadãos comecem cedo a preocupar-se com questoes ambientais.

    ResponderExcluir