terça-feira, 12 de março de 2013

Dia do Artesão tem festa na Zona Norte de Natal no próximo sábado (16)

Festa reune artesãos de todo o RN
O Dia do Artesão (19 de março) será comemorado neste sábado (16), em Natal, com programação no Complexo Cultural da Zona Norte, localizado na avenida João Medeiros Filho, no conjunto Santarém. 

O evento é uma promoção da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Sethas), através do Programa Estadual de Artesanato (Proart). A previsão do coordenador do Proart, Marcos Antônio da Silva, é de que cerca de 1.000 artesãos participem do encontro. 

A programação será aberta às 8h com um café de confraternização aos artesãos vindos de todas as regiões do Estado, seguindo-se com missa e shows artísticos e culturais com participação de orquestras e bandas de música, e sorteio de prêmios.

Durante a solenidade também haverá o lançamento do site do artesanato e a entrega de carteiras de reconhecimento profissional do artesão, o que vai assegurar aos trabalhadores uma maior segurança no exercício de sua profissão. O documento também vai possibilitar aos artesãos o financiamento e a compra de matéria-prima para a confecção de suas peças e seguridade social (INSS).

Atualmente, perto de 10 mil artesãos estão cadastrados no Programa Estadual de Artesanato executado pela Sethas.
Artesãos receberão carteiras profissionais
“O Proart é um importante apoio aos artesãos norte-rio-grandenses. O programa tem como objetivo a valorização do artesão e do artesanato potiguar, intermediando tanto a divulgação quanto a comercialização dos seus produtos”, destaca o secretário Luiz Eduardo Carneiro.

Este mês, a Sethas, por meio do Proart, deu início ao cadastramento dos artesãos potiguares. O novo cadastramento começou pela região do Seridó. Nesta primeira etapa foram cadastrados os artesãos das cidades de Bodó, Cerro Corá, Acari, Cruzeta, São Vicente, Florânia, Currais Novos e Lagoa Nova. O mesmo trabalho será realizado agora em outros municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário