sábado, 9 de março de 2013

Estudantes do RN apresentam projetos científicos na USP

Estudantes mostram projeto a secretária

Estudantes da rede pública do Rio Grande do Norte estarão apresentando projetos científicos na 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). A Febrace começa na próxima terça-feira (12) e prossegue até quinta (14), na capital paulista.

Os projetos selecionados são de estudantes e professores de escolas estaduais dos municípios de Umarizal, Mossoro, Paraú, Luis Gomes, Tibau e Apodi.

A seleção dos projetos foi feita durante feiras municipais de Ciências e na Feira de Ciências Estadual, na cidade de Mossoró, durante o ano de 2012.

O incentivo à pesquisa científica nas escolas públicas, mais notadamente das regiões Oeste e Assu do RN, têm ligação direta como programa "Ciência para Todos" desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), presente com grandes estruturas de ensino em várias partes do Estado.


"A seleção estadual contou com critérios de avaliação como o uso do método científico, profundidade de pesquisa, criatividade, clareza e objetividade na exposição do projeto", informou o coordenador do projeto "Ciência para Todos" da Ufersa, Felipe de Azevedo Silva Ribeiro.

O projeto é voltado para professores e estudantes de escolas públicas e, como não poderia deixar de ser, tem na rede estadual de ensino sua parceira ideal.

"Com o esforço dos nossos professores e a parceria da UFERSA, os alunos do Estado estão cada vez mais envolvidos nos projetos de iniciação científica e os resultados virão", declarou a secretária de Educação, Betania Ramalho.

Serão apresentados na Febrace mais de 300 projetos de estudantes de todo o país. Projetos selecionados entre quase 2.000 trabalhos.

Estarão representando o RN na Febrace da USP, os projetos: "A Palma forrageira como matéria prima na fabricação de produtos caseiros: uma alternativa de sustentabilidade para o Semi-árido - dos estudantes Ana Clara de Morais Punes, Francisco de Assis de Oliveira Júnior, Valter Trajano dos Santos - com orientação de Solange Batista da Silva (Escola Estadual Mariana Cavalcanti, município de Luis Gomes); "Análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica da eletrofloculação" - dos estudantes Jonas Medeiros de Paiva, Marcondes Matheus de Morais Silva, Flávia Kaline de Paiva Silva - com orientação de José Everton Pinheiro Monteiro (Escola Estadual 11 de agosto, município de Umarizal).

Também estarão na Febrace, os projetos: "Captação e reaproveitamento de fumaça na Hidroponia" - dos estudantes Francisca Mariane da Silva, Francisco Neilson de Souza, Richard Ramon de Medeiros, Carlos Antônio Barros - com orientação de Silva Júnior (Escola Estadual Rui Barbosa, município de Tibau); "Comparação do rendimento do Biodiesel a partir dos óleos residuais de fritura" - dos estudantes Daniel Sátiro Silva, Rayomara Radna de Araújo Pereira, Ana Yasmin de Oliveira - com orientação de Lindeberg Ventura Sousa (Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, Mossoró); "Gravitação universal: Newton e o peso dos corpos" - dos estudantes Jéssica Milena Alves Gomes, Aleksander Rafaesl Silva - com orientação de José Everton Pinheiro Monteiro (Escola Estadual 11 de agosto, Umarizal).

Representação também o RN na Febrace, os projetos: "Lavajato sustentável" - dos estudantes Francisco Caio Dantas, Pedro Henrique de Oliveira Medeiros, Mateus Emanuel Eufrásio da Fonseca - com orientação de Francisco Adalberto Lopes (Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa, Paraú); "O uso da raspa da casca do Juazeiro no tratamento dentário" - dos estudantes Thais de Oliveira Almeida,Taiany de Oliveira Almeida, Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva - com orientação de Maria do Socorro de Sousa Freire Costa (Escola Estadual Moreira Dias, Mossoró); "Uso de cera de abelha no revestimento de frutos" - dos estudantes Antonio Tôrres Geracino, Francisco Jociel de F. Fernandes, Huguenberg de Oliveira Santos - com os orientadores Antonia Gidélia da Costa Oliveira e Edelky de Souza Freitas (Escola Estadual Professora Zenilda Gama Torres, Apodi).


Matéria feita a partir de texto oficial da SEEC/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário