quarta-feira, 13 de março de 2013

Jesuíta argentino é escolhido o novo Papa Francisco

Jorge Bergoglio é o novo Papa

Por Luíza Gualberto

O Cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo papa, escolhido pelos cardeais eleitores, para suceder Bento XVI.

Ele foi eleito papa na 5ª votação, no segundo dia do Conclave, iniciado na última terça-feira (12). 

Às 20h12 (horário de Roma) desta quarta-feira, 13 de março de 2013, o protodiácono Jean-Louis Tauran proclamou a famosa frase “Habemus Papam”, no balcão Central da Basílica de São Pedro, em Roma. 

O novo sumo pontífice é argentino e jesuíta, conhecido pela simplicidade e acolhimento, sendo o primeiro papa latino-americano e não europeu da história.

Em suas primeiras palavras, Francisco pediu orações por Bento XVI, e já deu pistas de como será o seu pontificado. “Que este caminho da Igreja seja frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade (Roma). Rezemos sempre por nós, uns pelos outros, por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade”, frisou.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, destacou o perfil simples do sucessor petrino. “Pelos seus gestos, pudemos observar que Francisco é um homem simples e humilde. Percebemos isso, pela escolha do nome “Francisco”, que remete ao santo servidor, voltado às causas dos pobres e à oração”, destacou.

Em relação a expectativa para o novo Papa, Dom Jaime falou que espera com fé e esperança pelo papado de Francisco , que deve ser voltado para a evangelização. O arcebispo também destacou a América Latina como um dos continentes que concentra um maior número de fiéis católicos hoje.

Dom Jorge Bergoglio

Descendente de Italianos, Dom Jorge Bergoglio, agora Francisco, nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu a estrada do sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado na Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel. 

De 1964 a 1965, ensinou literatura e psicologia no Colégio da Imaculada de Santa Fé e, em 1966, ensinou essas mesmas matérias no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. De 1967 a 1970 estudou teologia na Faculdade de Teologia do Colégio São José, de São Miguel, onde se formou. Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário