sábado, 2 de março de 2013

Laboratório de Fertilidade Assistida é inaugurado na Maternidade Januário Cicco em Natal

Januário Cicco: pioneira no Nordeste

A Maternidade Januário Cicco ganha, de forma pioneira na região Nordeste, o Laboratório de Fertilidade Assistida. 

A inauguração do Laboratório, nono em todo o Brasil, ocorreu na manhã da sexta-feira (1º) nas dependências da Maternidade, instituição vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Os custos com a reforma do prédio para a instalação do Laboratório e a aquisição de equipamentos são da ordem de R$ 900 mil - recursos do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e UFRN.

O Laboratório, que receberá exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), terá a finalidade de atender casais que tenham problemas de fertilidade, informa o diretor geral da Maternidade Januário Cicco, Kléber Morais.

O Laboratório também está apto para fazer a reprodução assistida, como a reprodução "in vitro".

A obra, dentro das dependências da Maternidade, conta com consultórios; laboratório de fertilização para processamento de material genético; antecâmara; vestiário para pacientes; salas de ultrassonografia, de coleta de material germinativo, procedimentos clínicos, observação de pacientes, escovação e paramentação, criopreservação e armazenamento; e sala de estar para a equipe clínica.

O grupo de trabalho no Laboratório será formado por profissionais e alunos dos cursos de pós-graduação de Medicina, Biologia, Genética, Psicologia e Nutrição.

"Mensalmente serão selecionados 40 casais para fazerem o tratamento. Serão casais vindos do Laboratório de Infertilidade Conjugal", disse o diretor Kléber Morais.












Nenhum comentário:

Postar um comentário