sexta-feira, 1 de março de 2013

Natal: Eleição para Centro Cívico do Colégio das Neves tem aspectos do processo eleitoral brasileiro

Centro Cívico em ação solidária

Uma eleição com direito a chapas concorrentes, campanha, debate, votação eletrônica, apuração e posse. É assim que funciona a votação no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, para a escolha dos novos representantes dos alunos, que assumirão o Centro Cívico.

O período de campanha, neste ano, começa na segunda-feira (4) e irá até sexta-feira (8). A votação será no dia 11 de março.

O Colégio da Neves procura seguir alguns aspectos do estilo do processo eleitoral brasileiro, só que com prazos extremamente pequenos. De qualquer forma, está dando exemplo para a rede de escolas públicas - estadual e municipais, que costuma não tem esse mesmo tipo de prática democrática.

São duas chapas concorrentes - Animus e Perfil, formadas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio. Disputam os votos dos companheiros estudantes com movimentadas campanhas envolvendo tendas, panfletos, adesivos e camisas.

Durante o período de campanha, os candidatos poderão fazer propagandas, expor suas propostas e interagir com todo o colégio. No dia 8 acontece debate entre os candidatos, oferecendo aos alunos eleitores a última oportunidade para decidir o voto.

No mesmo dia da votação (11), será realizada a apuração e, em seguida , haverá o anúncio da chapa vencedora. É o Colégio das Neves dando exemplo de cidadania e de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário