Investimento de R$ 1,8 milhão, dinheiro da Secretaria Nacional da Defesa Civil, vai recuperar 66 sistemas de dessalinização no interior do Rio Grande do Norte.
![]() |
Transformação da água no semi-árido |
Os serviços de recuperação, que deverão beneficiar a 5.300 famílias em 42 municípios do semi-árido do RN, têm o acompanhamento e parceria local da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania.
O termo de cooperação assinado prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento das comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, e para o consumo humano e animal.
A contrapartida do estado se dá no âmbito operacional e logístico. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ficará responsável pela seleção dos municípios e comunidades onde serão executadas as ações de recuperação.
A empresa contratada para este serviço é a Acquapura LTDA, a Secretaria do Meio Ambiente exercerá o controle e a fiscalização sobre a execução dos projetos.
As comunidades que recebem o abastecimento por meio de dessalinizador normalmente têm dificuldade em obter água porque os mananciais e poços têm água salobra. São comunidades de difícil acesso e dispersas nas zonas rurais dos municípios. A água que chega aos dessalinizadores é oriunda de poços. O dessalinizador é importante por garantir as famílias acesso à água de melhor qualidade.
1 Comentários
Pode-se usar o dessalinizador na agua do mar????
ResponderExcluir