domingo, 14 de abril de 2013

Em todas as direções: Ufersa terá curso para condutores e tripulantes de embarcações

Curso será ministrado na Agência da Marinha em Areia Branca
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) terá curso voltado para condutores e tripulantes de embarcações. O Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), promovido através de parceria entre o curso de Engenharia de Pesca e a Marinha do Brasil, é dirigido a servidores do IBAMA, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Codern, Petrobrás, professores, funcionário e estudantes da Ufersa.

O Curso irá capacitar o aluno para ser condutor e tripulante de embarcações de até 6 metros de cumprimento pertencentes a órgãos públicos, utilizadas na navegação interior. Será ministrado por especialistas da Agência da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, de Areia Branca.

“A Ufersa já tem feito vários trabalhos de pesquisas com o uso de pequenas embarcações. Várias aulas já ocorrem com o uso dessas embarcações. Os tripulantes e condutores das embarcações pertencentes a órgãos públicos devem ser devidamente habilitados. O curso ETSP é para habilitar essas pessoas”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Pesca da Ufersa, professor Marcelo Tubarão.

O professor, que é Capitão-Amador, ainda ressalta que o curso é voltado para a habilitação de tripulantes e condutores de embarcações do serviço público, já que para embarcações particulares é necessária a credencial de Amador.

Segundo o Capitão Barros - comandante da Agência de Areia Branca, o curso é dividido em duas disciplinas: Conhecimento Gerais, com carga horária de 32h, que abordará a nomenclatura da embarcação; legislação; manobra da embarcação; segurança e sobrevivência pessoal; comunicações; estabilidade; meteorologia; navegação; motor propulsor, e Aula Prática a Bordo de Embarcação, com carga horária de 6h. O curso será ministrado na sala de aula de treinamento da Capitania dos Portos em Areia Branca.

O aluno será considerado aprovado no curso se obtiver média igual ou superior a 5 e tiver a participação mínima exigida. Os participantes aprovados receberão uma carteira de habilitação, expedida pelo OE, conforme modelo estabelecido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e o Certificado de Conclusão de curso, modelo DPC-1034.

O interessado deve procurar o Campus Oeste da Ufersa Mossoró levando os documentos de: Identidade,; CPF; 2 fotos 3X4 recentes; comprovante de residência atualizado; certificado ou histórico de conclusão do ensino médio; atestado médico ou A.S.O. que comprove: estado físico, mental, auditivo e visual como apto; assinatura e carimbo do médico dentro da validade de 1 ano; e guia de recolhimento com a GRU paga no valor de R$ 8,00 que pode ser impressa pelo site www.dpc.mar.mil.br .


Nenhum comentário:

Postar um comentário