segunda-feira, 8 de abril de 2013

Estudante natalense do Colégio Salesiano vence etapa estadual do concurso de cartas

Caroline Laís Bezerra

A estudante Caroline Laís Bezerra, 13 anos, aluna do 9° ano do Ensino Fundamental do Salesiano São José, em Natal/RN, é a vencedora da etapa estadual do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas.

A segunda colocação foi conquistada por Jéssica Jordana Oliveira de Morais, 15 anos, do IFRN de Currais Novos, e a terceira por Ana Lívia Dantas da Silva, 12 anos, da Escola Estadual João Henrique Dantas, de Carnaúba dos Dantas.

O concurso é promovido no Brasil pelos Correios em parceria com a União Postal Universal (UPU), com sede em Berna, na Suíça.

O tema foi "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”. Em sua redação,Caroline endereçou a carta à sua tia, uma professora, argumentando sobre a importância do recurso natural e propunha que juntas elaborassem um trabalho de conscientização voltado aos estudantes.

A comissão julgadora, formada por analistas dos Correios e professores da UFRN, avaliou três itens nas redações: coerência no desenvolvimento e com o tema proposto, relevância internacional levando 
em conta a particularidade de cada local e criatividade na abordagem do tema. 

A estudante vencedora recebe como prêmio um tablet. As outras duas recebem máquinas fotográficas. As três vitoriosas recebem também certificados.

A escola da vencedora irá receber um computador, e as escolas das 2ª e 3ª colocadas receberão uma impressora multifuncional.

A carta campeã, escrita por Caroline Laís, vai concorrer com outras 27 redações de todo o Brasil, na etapa nacional do concurso. O primeiro colocado dessa etapa, que será conhecido no próximo dia 22 de abril, concorrerá ao prêmio internacional, com redações de quase 200 países.


Este ano, a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas recebeu um total de 99 redações de 49 escolas públicas e privadas da capital e de cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Mais de 3 mil escolas de todo o País participaram da 42ª edição do concurso, enviando um total de 5.151 redações de alunos. O Concurso Internacional de Redação de Cartas é realizado anualmente e tem o objetivo de desenvolver nos jovens a habilidade de composição, dar expansão ao seu pensamento, despertar neles o gosto pela escrita de cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário