domingo, 7 de abril de 2013

Fórum Estadual de Gestores do Esporte programa Caminhadas pela Paz em todo o RN

Fórum reune centenas de gestores
O Fórum Estadual de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer do RN reúne no município de Apodi, prefeitos de várias cidades e mais de 200 participantes na sexta-feira (5) com pauta voltada para grandes eventos esportivos e mobilização social pela Paz e Contra as Drogas.

O evento ocorreu durante todo o dia no moderno auditório do IFRN de Apodi, região Oeste do Estado.

No evento foi feito o lançamento dos Jogos da Juventude Escolar do RN (antiga olimpíada escolar) que terá início com o RN Podium no dia 21 de abril.

O RN Podium tem quatro etapas regionais para as modalidades individuais de Natação, Luta Olímpica, Atletismo e Ciclismo. Cada etapa acontecerá em uma diferente cidade. A última em Natal.

As etapas servirão para os atletas aprimorarem seus índices nesses esportes de rendimento. Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pela organização dos Juverns se classificam para os Jogos Escolares da Juventude Brasileira (antiga Olimpíada Escolar Brasileira) que este ano, na categoria de 12 a 14 anos, acontece em Natal no mês de setembro.

Palavra sobre o Segundo Tempo

A representante do Ministério do Esporte, Cláudia Bernardo, da coordenação geral do Plano de Esporte e Lazer nas Cidades (PELC) foi a palestrante do Fórum. Cláudia Bernardo deu explicações sobre a abrangência do programa federal Segundo Tempo, e de como pode se participar dele. A palestrante também falou sobre o PELC e outros programas do Ministério do Esporte.

A primeira edição da Copa de Futebol Garoto Bom de Bola foi também destaque no Fórum de Secretários e Gestores do Esporte. Técnicos da Secretaria de Esporte do RN falaram  da importância da competição que irá reunir seleções de alunos/atletas, na faixa etária de12 a 14 anos, de 100 municípios do Rio Grande do Norte.

Cláudia Bernardo fala no Fórum
Garoto Bom de Bola terá a participação de 1.800 alunos/atletas e começará no dia 13 de abril com 50 jogos em 50 diferentes cidades. Terá cinco etapas: eliminatória, classificatória, quartas de finais, semifinais e final – todas em diferentes cidades.

Dentro do Fórum, na parte da tarde, ocorreu o sorteio dos jogos da 1ª etapa, com disputas entre cidades levando em consideração a região.

A Copa é promovida pelo Governo do RN em parcerias com as secretarias municipais filiadas ao Fórum Estadual dos Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer do RN.

Caminhada pela Paz e Contra as Drogas

Atendendo a sugestões de gestores do Esporte, o Fórum decidiu fazer grande mobilização social “Pela Paz e Contra as Drogas” em todos os municípios filiados e em todas as regiões do Rio Grande do Norte na data de 9 de agosto.

Nesta data, acontecerão Caminhadas pela Paz e Contra as Drogas em todas as partes do Estado com a liderança das secretarias e gestores municipais do Esporte e prefeitos.
Gestores vieram de todas as regiões
A amplitude de um evento que reunirá atletas, estudantes, professores, gestores públicos e população em geral, em defesa da Paz, é demonstrativo do grau de articulação que está acontecendo no RN a partir da concretização do Fórum Estadual de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer que, este ano, realizou em Apodi seu terceiro encontro.

Ainda durante a tarde, foram eleitos os vice-presidentes regionais do Fórum. Na vice-presidência da região Oeste foi eleito o secretário anfitrião de Apodi, Francisco Gama; na vice-presidência da região Seridó foi eleito o secretário de Esporte de Acari, Felipe Dantas Bezerra; na vice-presidência do Mato Grande foi eleito o secretário de João Câmara, Benedito Alves da Silva; na vice-presidência do Agreste foi eleito o secretário de Baía Formosa, Fernando Cardoso. A presidência do Fórum é exercida pelo secretário estadual do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos.

A organização do Fórum de Apodi ficou a cargo do prefeito da cidade, Flaviano Monteiro, e do secretário municipal do Esporte, Francisco Gama. O próximo Fórum acontece em julho na cidade de São Gonçalo do Amarante por sugestão de seu secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Flávio Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário