sexta-feira, 19 de abril de 2013

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional assume o comando do Forte dos Reis Magos

Forte dos Reis Magos: comando será do Iphan
O Forte dos Reis Magos, que até então é dirigido pelo Governo do RN, através da Fundação José Augusto, passará a ser administrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A mudança foi decidida em audiência concedida pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e a secretária de Cultura do RN, Isaura Rosado, na tarde da quarta-feira (17), em Brasília.Com a mudança, o Governo do RN não terá nenhuma participação na administração do Forte.

O assunto de transferência de comando do Forte dos Reis Magos, marco do início da cidade de Natal, começou a ser cogitado ainda em 2012. Em inspeção rotineira feita em setembro de 2012 no Forte dos Reis Magos, documentos encontrados mostraram que a cessão entre o Patrimônio da União e o Governo do Estado estavam vencidos desde o ano de 1975.

O Iphan do Rio Grande do Norte já tem projeto de gestão que prevê a restauração arquitetônica e museológica do Forte dos Reis Magos. As obras de restauração estão orçadas em R$ 8 milhões, dinheiro garantido pelo PAC Cidades Históricas.

Os planos do Iphan também contemplam um concurso nacional para escolha da marca do Forte dos Reis Magos para utilização em produtos turísticos e campanhas de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário