sexta-feira, 26 de abril de 2013

Medo de Inglês: Sobram bolsas em Harvard para brasileiros do Ciência sem Fronteiras

Harvard: medo de Inglês afugenta brasileiros
"Trata-se de um acordo histórico, sem precedentes. Os estudantes brasileiros precisam saber que eles podem estudar nas melhores universidades norte-americanas".

Estas palavras são de Angélica Natera, diretora da Laspau, instituição ligada a Universidade de Harvard que administra a concessão de bolsas, que veio ao Brasil nesta semana divulgar as bolsas do programa Ciência sem Fronteiras existentes nas melhores universidades do mundo.

Estão sendo reservadas 1.500 bolsas de estudo integral, financiadas pelo governo federal brasileiro, até o ano de 2015 para estudantes brasileiros cursarem doutorado completo. Essas vagas/bolsas estão sendo reservadas em universidades de ponta em todo o mundo como - a Universidade de Harvard, Stanford, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade da Califórnia.

Angélia Natera: "acordo sem precedentes"
Para 2013 estão previstas em torno de 500 bolsas no programa Ciência sem Fronteiras, mas apenas cerca de 100 candidatos foram selecionados até o momento nas áreas prioritárias de Engenharia, Tecnologias e Saúde.

Mesmo que se busque apontar outras questões, o grande entrave é o "medo do Inglês". É esse medo impressionante que está afugentando estudantes e professores brasileiros das melhores universidades do mundo. É esse medo que aproxima eles inexoravelmente de universidades irrelevantes no cenário global e com raríssimas chances de acrescentar alguma coisa no campo do conhecimento científico e tecnológico.

O medo do Inglês pode ter cura

O grande entrave para candidaturas à bolsas de estudos nas melhores universidades do mundo, o medo do Inglês, pode ter cura. "Até o pós-graduado tem inglês ruim, mas essa deficiência é curável", disse o economista Cláudio Moura Castro, ex-diretor-geral da Capes.

A cura é aprender Inglês. Coisa que boa parte das crianças brasileiras, e no mundo inteiro, já fazem. Segundo especialistas, um ano e meio de estudo do Inglês pode deixar o candidato em condições de pleitear Harvard, Stanford, ou outra universidade de ponta.
Biblioteca de Harvard: pra estudar lá tem que saber Inglês
As inscrições para início dos estudos em 2014 vão até setembro e podem ser feitas pelo site da Laspau (www.laspau.harvard.edu).




Nenhum comentário:

Postar um comentário