sábado, 20 de abril de 2013

Parcerias Sinfônicas: Sistema Fecomércio e UFRN renovam contrato de cooperação

Orquestra Sinfônica da UFRN se apresenta em evento do SESC
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) renova parceria com o Sistema Fecomércio e  assina  contrato de cooperação com o Sistema Fecomércio para continuidade do programa Parcerias Sinfônicas.

O programa desenvolve ações de formação de músicos e de platéia através da integração do SESC com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN.

A assinatura do contrato de cooperação foi feita na quinta-feira (18) pelo presidente do Sistema Fecomércio/SESC/Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, pela reitora Ângela Paiva, e pela vice-diretora da Escola de Música da UFRN, Raquel Carmona.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, a cooperação com a Escola de Música da UFRN tem alcançado seus objetivos. "Esse é um projeto vitorioso", afirmou Marcelo Queiroz, mandantário de um dos mais importantes sistemas institucionais do Rio Grande do Norte.

Marcelo e Ângela assinam cooperação
Segundo André Muniz, maestro da Orquestra Sinfônica, a partir da parceria, a Escola de Música  integra todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio da atuação e da execução dos professores, e da vinda de solistas que trazem informação técnica diferenciada para os alunos.

Iniciado em 2011, o programa Parcerias Sinfônicas dá condições para que a orquestra apresente concertos oficiais, artístico-culturais e didático-pedagógicos, voltados para o público-alvo do SESC e a população em geral. 

Pelo programa, a Orquestra Sinfônica atuará em ações educativas e de desenvolvimentos artístico-culturais nos projetos escolares e sociais do SESC-AR/RN. Ações como palestras-concertos de grupos camerísticos, famílias de instrumentos, duo ou trios, oficinas musicais, vivências e visitações dos instrumentistas discentes da Orquestra às salas de aula do SESC.

Na primeira edição do projeto, os grandes clássicos da MPB ganharam uma nova roupagem com o encontro de dois talentos potiguares, a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara e a Orquestra Sinfônica da UFRN, com arranjos de Willames Costa. A mistura do popular com o erudito rendeu ao projeto o Prêmio Hangar de Música 2011, na categoria melhor show do ano.

A segunda etapa do projeto Parcerias Sinfônicas estreou em junho de 2012, com uma homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. O show “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, foi apresentado pela primeira vez em “Mossoró Cidade Junina”. 

Essa terceira edição, segundo  Daniel Rezende, coordenador cultural do SESC, ainda está em concepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário