quarta-feira, 24 de abril de 2013

Professor do Departamento de Artes da UFRN vai ministrar workshop na Universidade de Viena

Robson Carlos Haderchpek, professor do curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi convidado para ministrar o workshop “A Arte do Encontro: Como um grupo cria novos rituais para si” na Universidade de Viena, Áustria, no período de 24 a 28 de junho deste ano.

O curso é um dos desdobramentos de suas pesquisas “Teatro, Ritual e Processos Criativos” e “Teatro e Espiritualidade”, desenvolvidas na UFRN junto com o Arkhétypos Grupo de Teatro.
Grupo de Teatro Arkhétypos

O convite foi feito pela professora Angelika Hauser-Dellefant, diretora do Departamento de Música e Movimento da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena - Áustria, uma das mais conceituadas da Europa.

A UFRN e a Universidade de Viena já vêm a algum tempo estudando possibilidades de parcerias institucionais. Em 2011, a UFRN recebeu a pesquisadora Anita Gritsch, orientanda da Profa. Angelika Hauser-Dellefant para ministrar a oficina “Corpo, Conte e Cante” no evento “Contos da Terra... Cantos do Mar”, promovido pelo Grupo Arkhétypos de Teatro em parceria com o Departamento de Artes da UFRN.

O Grupo Arkhétypos de Teatro também foi convidado a apresentar o espetáculo “Aboiá” na Universidade de Viena. O espetáculo é o resultado de um ano e meio de pesquisas sobre o universo da cultura sertaneja. “Aboiá” foi vencedor do Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz – Categoria Montagem 2012 e estréia nos dias 03, 04 e 05 de maio no Barracão dos Clowns, em Natal.


O Arkhétypos vem conquistando espaço no cenário local, nacional e agora, internacional. Contudo, segundo informações da própria UFRN, ainda aguarda a verba do Ministério da Cultura para custear as passagens aéreas para Viena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário