Robson Carlos Haderchpek, professor do curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi convidado para ministrar o workshop “A Arte do Encontro: Como um grupo cria novos rituais para si” na Universidade de Viena, Áustria, no período de 24 a 28 de junho deste ano.

O curso é um dos desdobramentos de suas pesquisas “Teatro, Ritual e Processos Criativos” e “Teatro e Espiritualidade”, desenvolvidas na UFRN junto com o Arkhétypos Grupo de Teatro.
Grupo de Teatro Arkhétypos

O convite foi feito pela professora Angelika Hauser-Dellefant, diretora do Departamento de Música e Movimento da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena - Áustria, uma das mais conceituadas da Europa.

A UFRN e a Universidade de Viena já vêm a algum tempo estudando possibilidades de parcerias institucionais. Em 2011, a UFRN recebeu a pesquisadora Anita Gritsch, orientanda da Profa. Angelika Hauser-Dellefant para ministrar a oficina “Corpo, Conte e Cante” no evento “Contos da Terra... Cantos do Mar”, promovido pelo Grupo Arkhétypos de Teatro em parceria com o Departamento de Artes da UFRN.

O Grupo Arkhétypos de Teatro também foi convidado a apresentar o espetáculo “Aboiá” na Universidade de Viena. O espetáculo é o resultado de um ano e meio de pesquisas sobre o universo da cultura sertaneja. “Aboiá” foi vencedor do Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz – Categoria Montagem 2012 e estréia nos dias 03, 04 e 05 de maio no Barracão dos Clowns, em Natal.


O Arkhétypos vem conquistando espaço no cenário local, nacional e agora, internacional. Contudo, segundo informações da própria UFRN, ainda aguarda a verba do Ministério da Cultura para custear as passagens aéreas para Viena.