domingo, 21 de abril de 2013

Recital literário de colégio comanda o espetáculo no Teatro Dix-Huit Rosado em Mossoró

Recital Literário do Ceamo

Com informações de Jean Custo

O Centro Educacional Apolinário Martins de Oliveira (Ceamo) de Mossoró faz grande espetáculo no Teatro Dix-Huit Rosado, um dos maiores do Estado, utilizando como matéria prima a Literatura.

O Recital Literário do Ceamo, montado por turmas de estudantes do Ensino Médio, procura com poesia e música, estabelecer um diálogo da Literatura com a Língua Portuguesa e a História.

No espetáculo, que está em sua terceira edição, ocorrido na noite da sexta-feira (19), os alunos tiveram que mostrar competência na encenação, no canto, na improvisação, na capacidade de compor, e, o mais importante, no conhecimento literário.

O Recital reune recortes históricos das décadas de 60, 70 e 80. Procura remontar ao cangaço brasileiro, enfocando a vida do sertanejo, e ainda busca transitar pelo mundo do Rock, apresentando canções que marcaram épocas. 

O espetáculo também aborda as aventuras circenses e os clássicos do cinema mundial, e os artistas mossoroenses representados pelo poeta Antônio Francisco.

Segundo o Professor David, coordenador do recital, o ensino crítico de Língua Portuguesa estabelece que a aprendizagem das regularidades próprias da escrita acontece no contato com textos escritos, assim, como a aprendizagem da fala acontece na exposição do aprendiz a experiências de oralidade. 

“O ensino de leitura depende não apenas do contexto linguístico do texto, mas também do contexto extralinguístico de sua produção e circulação. O sentido de um texto não está apenas no leitor. Está também no texto e no leitor, pois está em todo o material que o constitui e em todo o conhecimento anterior que o leitor já tem do objeto de que trata o texto. Assim é pensado, organizado e apresentado o nosso recital”, afirma.

O Centro Educacional Apolinário Martins de Oliveira é um tradicional colégio privado mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário