terça-feira, 21 de maio de 2013

Anote Brasil: Bolsista do Ciência sem Fronteiras conquista primeiro lugar em competição de robôs nos Estados Unidos

A estudante de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Anne Karollyne Petry, conquistou o primeiro lugar em competição de robôs da Universidade Federal de Kentucky.

Prédios da Universidade de Kentucky
Anne Karollyne participa de um intercâmbio na Universidade Federal de Kentucky por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). A vitória da estudante brasileira garantiu estágio na área de criação da empresa americana General Motors.

Junto com mais três colegas, a bolsista disputou o prêmio com outras 19 universidades norte-americanas. O tema de seu trabalho foi a tragédia ocorrida em Fukushima, no Japão, em 2011. 

"Planejamos e construímos um robô movido por controle remoto, com propósito de determinar o nível de radiação em localizações específicas e inspecionar danificações no ambiente", relatou Anne Karollyne.

Segundo a estudante brasileira, a ideia era construir um veículo capaz de proteger o ser humano das altas doses de contaminação radioativa. "Utilizamos um tipo de portão que abria e fechava para largar os sensores e levantava em quase 45º. Colocamos duas câmeras, com o objetivo de guiar o motorista e identificar os obstáculos", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário