quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dessalinizadores melhoram a qualidade da água para comunidades rurais do Oeste do RN

Comunidades rurais dos municípios de Apodi, Francisco Dantas e Pau dos Ferros, na região Oeste do Rio Grande do Norte, estão contando com dessalinizadores em pleno funcionamento. Essas comunidades, como tantas outras no semi-árido do Estado dependem do equipamento para garantir melhor qualidade da água existente nas localidades.

Leonardo Rêgo observa dessalinizador
No processo de recuperação dos sistemas de dessalinização estão sendo investidos R$ 1,8 milhões, recursos do Ministério da Integração.

A empresa contratada para os serviços de recuperação foi a Acquapura Ltda. O controle e o acompanhamento de todo o processo de recuperação está sendo feito por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN.

O dessalinizador se torna fundamental nas comunidades que têm dificuldades em obter água de qualidade porque seus mananciais e poços têm água salobra. São comunidades de difícil acesso e dispersas nas zonas rurais dos municípios. A água que chega aos dessalinizadores é oriunda de poços. O dessalinizador é importante por garantir as famílias acesso à água de melhor qualidade.

Gestor responsável pelo processo de recuperação e acompanhamento dos sistemas de dessalinização, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Leonardo Rêgo, esteve nesta semana acompanhando o funcionamento das obras nas comunidades de Juazeiro II, Bela Vista e Barro Vermelho - no município de Apodi, comunidade de Jacu - município de Francisco Dantas, e comunidades de Lagoa Redonda, Sitio Alagoinha e Várzea Alegre - no município de Pau dos Ferros.

Um comentário: