quinta-feira, 9 de maio de 2013

Exposição de artes plásticas "Farnel" será aberta no dia 16 na UFRN

Artur Souza Maciel
A exposição "Farnel” do artista plástico Artur Souza Maciel, organizada pelo Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será aberta no dia 16, a partir das 19h, na Galeria Conviv'art, no Centro de Convivência, no Campus Central, em Natal.

Artur Souza explica que “os trabalhos apresentados têm como proposição inicial a criação de um preto profundo. Para isso foram utilizados vários tecidos de algodão (um com processo fabril de impressão, listrado; e outros brancos), que foram tingidos inicialmente com as cores primárias, seguindo o tingimento e secagem para posterior superposição de tingimento. O processo resultou um tom muito próximo a aquarela, cinza terciário.

Seguindo-se a esse resultado inicial, foi realizado o depósito de tinta acrílica preta sobre a superfície, que posteriormente foi queimada. O processo de queima não resultou favorável, reincidindo a utilização de outro material, desta vez proveniente da queima do carvão. Esses tecidos são posteriormente apresentados na composição dos trabalhos apresentados”.

A exposição tem como característica a criação de zonas de ocupação e zonas em que a luz ocupará o vazio. Os trabalhos de pequena dimensão farão um contraponto com as grandes dimensões da galeria, e um aparelho de televisor realizará outro desenho sobre o chão, criando zonas de iluminação e zonas escuras.

A visita à exposição "Farnel" estará aberta ao público até o dia 3 de junho, no horário das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 3215-3240.

Perfil

Artur Souza é graduado em Tecnologia em Produção da Construção Civil, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte - CEFET-RN, cursou Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, (2007-2011), e atualmente integra o “MATIZES”, grupo de pesquisa em Cultura Visual (DEART-UFRN), além de ter participado de outros grupos e projetos de pesquisa na área de artes visuais.

Suas últimas exposições foram em 2012, em São Paulo, na Galeria Gravura Brasileira e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em Natal, na Pinacoteca do RN e Solar Bela Vista, e na Argentina, na Embaixada Brasileira de Arte Postal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário