segunda-feira, 20 de maio de 2013

Natal: Livro da pesquisadora Leide Câmara mostra relação de Luiz Gonzaga com a música potiguar

A pesquisadora Leide Câmara faz lançamento do livro "Luiz Gonzaga e a Música Potiguar" nesta terça-feira (21), ás 19h, na Pinacoteca do Estado, na Cidade Alta, em Natal.

Leide Câmara
O livro traz um levantamento minucioso das relações de Luiz Gonzaga com os músicos do Rio Grande do Norte. Documento as andanças do "Rei do Baião" pelo Estado, ao longo de várias décadas.

As músicas de Luiz Gonzaga, segundo as pesquisas de Leide Câmara, foram gravadas por 54 cantores ou grupos potiguares.

Gonzaga gravou, a partir de 1945, músicas de seis compositores do RN - Severino Ramos, Henrique Brito, Frei Marcelino, Janduhy Finizola, Chico Elion e Celso da Silveira.

Severino Ramos, compositor seridoense, foi o principal parceiro potiguar nas músicas de Gonzaga. Os dois assinaram doze parcerias, entre as quais uma das mais conhecidas músicas do repertório final de Gonzaga: Ovo de codorna, que enfrentou problemas com a censura durante a ditadura militar mas foi gravada três vezes (1971, 1978 e 1979) pelo Rei do Baião.

A autora é uma das mais importantes pesquisadoras musicais do estado e criadora do Instituto Leide Câmara Acervo da Música Potiguar. É autora de obras referenciais sobre o tema, como o Dicionário de Música do Rio Grande do Norte, com cerca de 600 verbetes que cobrem mais de um século de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário