O neurocientista Miguel Nicolelis faz palestra na Finep (Agência Brasileira da Inovação), Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21), a partir das 10h.
![]() |
Nicolelis fala na Praia do Flamengo |
Nicolelis, que prometeu que o primeiro chute da Copa do Mundo 2014 será dado por um tetraplégico, vai até a Finep falar de seu trabalho no Instituto Internacional de Neurociências de Natal "Edward e Lily Safra".
A Finep é financiadora tanto do Instituto de Nicolelis em Natal, como de projetos por ele comandados. Na Finep, Nicolelis apresentará detalhes do projeto "Andar de Novo".
Recentemente o pesquisador Miguel Nicolelis divulgou que conseguiu contectar cérebros de ratos via internet - um rato estava no Brasil o outro fora. A interface cérebro-cérebro, espécie de internet cerebral, foi a primeira já feita.
Na sua pesquisa com ratos, após terem microeletrodos instalados em suas cabeças, os animais passaram a se comunicar por meio da transmissão dos sinais elétricos produzidos por seus neurônios. O estudo, realizado na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e no IINN-ELS, foi publicado na revista Scientific Reports.
A equipe liderada por Nicolelis também procura produzir implantes cerebrais para, um dia, permitir a paraplégicos andarem, além de controlar doenças neurológicas, como Parkinson, reparar desconexões de áreas do cérebro afetadas por lesões, tipo AVC, ou reconectar partes do cérebro interrompidas por acidentes vasculares.
0 Comentários