domingo, 19 de maio de 2013

Nicolelis: O homem que prometeu tetraplégico dando chute inaugural da Copa do Mundo 2014 faz palestra na Finep

O neurocientista Miguel Nicolelis faz palestra na Finep (Agência Brasileira da Inovação), Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21), a partir das 10h. 

Nicolelis fala na Praia do Flamengo
Nicolelis, que prometeu que o primeiro chute da Copa do Mundo 2014 será dado por um tetraplégico, vai até a Finep falar de seu trabalho no Instituto Internacional de Neurociências de Natal "Edward e Lily Safra".

A Finep é financiadora tanto do Instituto de Nicolelis em Natal, como de projetos por ele comandados. Na Finep, Nicolelis apresentará detalhes do projeto "Andar de Novo".

Recentemente o pesquisador Miguel Nicolelis divulgou que conseguiu contectar cérebros de ratos via internet - um rato estava no Brasil o outro fora. A interface cérebro-cérebro, espécie de internet cerebral, foi a primeira já feita.

Na sua pesquisa com ratos, após terem microeletrodos instalados em suas cabeças, os animais passaram a se comunicar por meio da transmissão dos sinais elétricos produzidos por seus neurônios. O estudo, realizado na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e no IINN-ELS, foi publicado na revista Scientific Reports.

A equipe liderada por Nicolelis também procura produzir implantes cerebrais para, um dia, permitir a paraplégicos andarem, além de controlar doenças neurológicas, como Parkinson, reparar desconexões de áreas do cérebro afetadas por lesões, tipo AVC, ou reconectar partes do cérebro interrompidas por acidentes vasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário