quinta-feira, 16 de maio de 2013

Secretaria de Trabalho e Assistência Social do RN ofertará exames de DNA durante a Ação Global em Natal neste sábado (18)

A 20ª edição da Ação Global em Natal acontece neste sábado (18) no Complexo Cultural, Zona Norte da capital.

A Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) informa que estará presente com a oferta de exames gratuitos de reconhecimento de paternidade (DNA). Serão colocados à disposição, durante o evento, das 8h às 18h, 150 exames de DNA, que serão feitos pelo Laboratório DNA Center, de Natal. A solicitação para o exame pode ser feita pela mãe ou pelo próprio filho, estando o pai vivo ou morto.

Ação Global em 2012
“Já temos recursos assegurados até o final do ano para a realização desse tipo de exame”, informa o secretário de Estado de Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro.

A oferta dos exames de DNA faz parte das ações do Programa Paternidade Responsável, que tem por objetivo incentivar e promover a busca pelo reconhecimento de paternidade, sobretudo para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

O programa é executado numa parceria entre a Defensoria Pública do Estado e as Secretarias de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e da Educação do RN.

Criado pela Lei nº 9.535, sancionada em 08 de setembro de 2011, pela governadora Rosalba Ciarlini o Programa Público Paternidade Responsável incentiva a procura pelo reconhecimento paterno de forma voluntária, sem a necessidade de propositura de ações judiciais.

A Ação Global é uma iniciativa do SESI e Rede Globo. Este ano o tema da 20ª edição da campanha será “Mulher”, mas os serviços serão destinados a pessoas de todas as idades e gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário