sexta-feira, 24 de maio de 2013

Secretaria de Turismo do RN abre aula inaugural do Pronatec Copa na Empresa

A Aula Inaugural do Pronatec Copa na Empresa aconteceu na tarde desta sexta-feira (24) na Academia de Polícia Militar do RN com a participação do secretário de Turismo, Renato Fernandes, e as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, e do diretor regional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Helder Cavalcanti.

Renato Fernandes fala em aula inaugural
As primeiras turmas do Pronatec Copa na Empresa são voltadas para os profissionais da Segurança Pública do Estado e da cidade do Natal. Somadas, as turmas têm 350 profissionais inscritos. Os cursos, gratuitos, são de Inglês e Espanhol, e têm carga horária de 200 horas.

O Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na modalidade Copa na Empresa, é promovido pelo Ministério do Turismo e Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo. A oferta de cursos fica por conta do Senac - uma referência nacional em termos de Ensino Profissional.

O programa tem uma disponibilização de 2.239 vagas para RN. Já se inscreveram, segundo dados da Secretaria de Turismo do RN, mais de 1.300 profissionais. 

Para o titular da Secretaria de Turismo do RN, Renato Fernandes, a capacitação profissional em diversas áreas do segmento turístico será o maior legado deixado pela Copa de 2014. “Teremos o Aeroporto, a Arena das Dunas, mas a qualificação desses profissionais é oportunidade única de disputar mercado de trabalho, gerar renda para ele e para o Estado”disse.

Adesão ao Pronatec

A equipe da Setur já visitou as seis cidades contempladas com o Pronatec Copa na Empresa no RN. O objetivo é mobilizar empresários da atividade turística a empregar seus funcionários nos 54 cursos oferecidos pelo programa.

Dos 54 cursos oferecidos, existem hoje 14 cursos pactuados junto ao Senac e Senai, disponibilizados às cidades de Natal, Canguaretama, Baía Formosa, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul.

Podem participar empregados dos setores de hotelaria, alimentação fora do lar, agenciamento de viagens turísticas de emissivo e receptivo, organização de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas. A carga horária mínima é de 160 horas. O aluno recebe ajuda de R$ 2 a hora aula.

Os cursos são: governanta em meios de hospedagem; técnico de guia de turismo; agente de informações turísticas; espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos; auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos; monitor de recreação; organização de eventos; camareira em meios de hospedagem; garçon; padeiro/confeiteiro; e pizzaiolo.

Os cursos são geralmente ministrados no próprio local de trabalho, cedidos pelo empregador, na frequência e horário que melhor lhe convier. É vedada inscrição de menor de 18 anos ou a servidores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário