A Aula Inaugural do Pronatec Copa na Empresa aconteceu na tarde desta sexta-feira (24) na Academia de Polícia Militar do RN com a participação do secretário de Turismo, Renato Fernandes, e as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, e do diretor regional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Helder Cavalcanti.
![]() |
Renato Fernandes fala em aula inaugural |
As primeiras turmas do Pronatec Copa na Empresa são voltadas para os profissionais da Segurança Pública do Estado e da cidade do Natal. Somadas, as turmas têm 350 profissionais inscritos. Os cursos, gratuitos, são de Inglês e Espanhol, e têm carga horária de 200 horas.
O Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na modalidade Copa na Empresa, é promovido pelo Ministério do Turismo e Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo. A oferta de cursos fica por conta do Senac - uma referência nacional em termos de Ensino Profissional.
O programa tem uma disponibilização de 2.239 vagas para RN. Já se inscreveram, segundo dados da Secretaria de Turismo do RN, mais de 1.300 profissionais.
Para o titular da Secretaria de Turismo do RN, Renato Fernandes, a capacitação profissional em diversas áreas do segmento turístico será o maior legado deixado pela Copa de 2014. “Teremos o Aeroporto, a Arena das Dunas, mas a qualificação desses profissionais é oportunidade única de disputar mercado de trabalho, gerar renda para ele e para o Estado”disse.
Adesão ao Pronatec
A equipe da Setur já visitou as seis cidades contempladas com o Pronatec Copa na Empresa no RN. O objetivo é mobilizar empresários da atividade turística a empregar seus funcionários nos 54 cursos oferecidos pelo programa.
Dos 54 cursos oferecidos, existem hoje 14 cursos pactuados junto ao Senac e Senai, disponibilizados às cidades de Natal, Canguaretama, Baía Formosa, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul.
Podem participar empregados dos setores de hotelaria, alimentação fora do lar, agenciamento de viagens turísticas de emissivo e receptivo, organização de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas. A carga horária mínima é de 160 horas. O aluno recebe ajuda de R$ 2 a hora aula.
Os cursos são: governanta em meios de hospedagem; técnico de guia de turismo; agente de informações turísticas; espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos; auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos; monitor de recreação; organização de eventos; camareira em meios de hospedagem; garçon; padeiro/confeiteiro; e pizzaiolo.
Os cursos são geralmente ministrados no próprio local de trabalho, cedidos pelo empregador, na frequência e horário que melhor lhe convier. É vedada inscrição de menor de 18 anos ou a servidores públicos.
0 Comentários