domingo, 12 de maio de 2013

Semana do Museu Potiguar será aberta nesta segunda-feira (13) em Natal

A abertura oficial da Semana do Museu Potiguar acontece nesta segunda-feira (13), às 15h30, no Salão Nobre do Palácio Potengi, onde funciona a Pinacoteca do RN, na Cidade Alta, em Natal.

O evento integra as programações da 11ª Semana de Museus que acontecem em todo o Brasil, de 13 a 19 de maio. O objetivo é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração em torno do tema — "Memória + Criatividade = Mudança Social".

Marcello Dantas
Na abertura do evento, a governadora Rosalba Ciarlini assina contrato com a empresa Magnetoscópio para a elaboração do projeto de revitalização do Museu Câmara Cascudo. Será também firmado o contrato com a empresa Paluana Comunicações, do Rio de Janeiro, para elaboração de projeto de restauração e da nova expografia da Fortaleza dos Reis Magos.

Em seguida, o curador e diretor artístico do Museu da Língua Portuguesa, Marcello Dantas, faz palestra sobre o tema “museu e tecnologia”. Considerado um dos maiores nomes na área de museologia no Brasil, Marcello Dantas é responsável por alguns dos museus mais importantes do país e por realizar conceituadas mostras no país e no exterior.

Também na segunda-feira (13) acontece tem o pré-lançamento do livro “O Plantador de Cidades – Sylvio Pedroza e sua Natal Moderna (1946-1950)”, de Arthur Torquato.

Antecedendo a abertura oficial, na manhã de domingo (11), ocorre a instalação do "Museu Tá na Praia" com a exposição "Jóias da Pinacoteca Potiguar" - com cópias de obras de artistas como Hostílio Dantas, Maria do Santíssimo, Iaponi Araújo, Hostílio, Leopoldo Nelson, Abraham Palatinik, Dorian Graty, Newton Navarro, Moura Rabello, Iaperi Araújo, Thomé e Fernando Gurgel. Os trabalhos ficarão expostos até o dia 19 deste mês.

Na Pinacoteca, até o próximo dia 15, a programação segue com palestras, debates e mesas redondas tendo como tema central os museus potiguares. 

Programação

DIA 13/05

Local: Salão Nobre- Palácio Potengi- Pinacoteca Potiguar.

15 - Assinatura do contrato com a empresa Magnetoscópio para elaboração do projeto de revitalização do Memorial Câmara Cascudo.

Assinatura do contrato com a empresa PALUANA Comunicações para elaboração do projeto de revitalização e expografia da Fortaleza dos Reis Magos.

16h - Palestra sobre museu e tecnologia ministrada por Marcello Dantas (curador e diretor artístico do museu da língua portuguesa, conhecido por realizar alguns dos melhores museus e mostras dos últimos anos no Brasil).

Roberto Lacerda e Patrícia Sobral (Paluana Comunicação), Museóloga Dora Silveira e arquiteto Haroldo Maranhão em conversa sobre estudos preliminares do projeto da Fortaleza.

Local: Palácio Potengi- Pinacoteca Potiguar.

17h30 - Pré-lançamento do livro O Plantador de Cidades – Sylvio Pedroza e sua Natal Moderna.

18h - Camerata de Vozes – Pe. Pedro

DIA 14/05

Local: Praia do meio, aos pés da estátua de Iemanjá – segue até 19/05.

9h - Instalação do Museu Tá na Praia – Lançamento oficial com a presença da governadora Rosalba Ciarlini

Abertura da exposição: “Joias da Pinacoteca Potiguar” (Parreiras, Hostílio Dantas, Maria do Santíssimo, Iaponi, Iaperi, Carlos José, Edilson Araújo, Fé Córdula, Abraham Palatnik, Dorian Gray, Navarro, Fernando Gurgel, Leopoldo Nelson e Thomé).

Local: Salão Nobre - Palácio Potengi- Pinacoteca Potiguar.

14h - Mesa redonda "Discutindo o Museu Potiguar"

Novos Museus na Capital, Museu Barreira do Inferno- Tenente Hélio; Museu do Vaqueiro - Marcos Lopes, Museu de Nísia Floresta – Elizama Cardoso, Centro Histórico – Onésimo Silva -IPHAN, Memorial da Assembleia Legislativa- José Augusto Costa Junior, Museu dos Milagres- Prof. Antonio Marques.

16h - Universidade e Prefeitura

Museu da Cultura Popular – Odinélia Targino; Parque da Cidade- Memorial de Natal – Neilton Santana;

Museu Câmara Cascudo- Sonia Othon.

DIA 15/05

Local: Salão Nobre - Palácio Potengi- Pinacoteca Potiguar

14h - Mesa redonda – FJA e seus museus
Fortaleza dos Reis Magos- Luana Oliveira; Memorial Câmara Cascudo – Daliana Cascudo; Museu Café Filho – Ângela Ferreira ; Pinacoteca Potiguar- Franklin Jorge; Museu Arte Sacra- Hélio Oliveira.

Museus no Mundo
Museu do Louvre – Mathieu Duvignaud ; Museé Du Quay Branly – Julie Cavignac; Museu Reina Sofia - Gerusa Câmara; Galeria Dell Uffizi- Florença - Prof. Dr. Olavo Bessa e Michelle Maisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário