![]() |
Insatisfações são claras |
Manifestações que começaram por conta de aumento de passagens de ônibus em São Paulo. Foram ampliadas rapidamente e hoje, no sexto dia, trazem as ruas várias insatisfações.
Por mais que alguns veículos de comunicação tentem diluir o leque de insatisfações da população brasileira, algo importante está claro nesse enorme movimento. As grandes mobilizações estão ocorrendo em pleno período da Copa das Confederações e não estão aliviando para quatro entidades distintas umbilicalmente casadas para a Copa do Mundo - a FIFA, a CBF, o governo brasileiro e a Rede Globo.
É fato que as grandes mobilizações estão sendo puxadas por jovens de classe média e já contam, por seu crescimento avassalador, com pessoas de todas as classes sociais. A classe média está mostrando, através de seus jovens, total descontentamento com o fato de o país investir bilhões de dinheiro público para garantir uma boa foto da Copa do Mundo para europeu ver, e está colocando debaixo do tapete a oferta dos serviços públicos como é o caso da falência dos hospitais brasileiros.
A classe média está dizendo que o o governo brasileiro, sobretudo o anterior, foi com muita sede ao pote para mostrar que o Brasil era o centro do mundo e podia tudo. Lutou e ganhou a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. Mas, não tem lutado da mesma maneira, com tamanho apetite, para transformar a realidade da Saúde no Brasil.
Centenas e centenas de milhões de reais gastos pelo poder público na construção de Arenas (Estádios não, estádio é coisa de pobre), dinheiro que teimosamente não chega para construir novos hospitais, recuperar os existentes, e pagar decentemente os médicos.
FIFA, CBF, governo brasileiro e Rede Globo montaram o cenário para uma grande festa na Copa das Confederações. Tudo foi montado para que o mundo visse um Brasil alegre, colorido, satisfeito e apaixonado pela famosa "Pátria de Chuteiras".
![]() |
Centenas de milhares nas ruas |
Os jovens estão mostrando que a história de Pão e Circo já não consegue ser tão eficiente. Como é algo enganoso e inconsistente, Pão e Circo precisa de um grande esforço para manipular as camadas mais esclarecidas. Com o domínio da internet, isso agora está difícil. Daí o governo e seus penduricalhos estarem atônitos.
0 Comentários