domingo, 16 de junho de 2013

Professor da UFRN será o único pesquisador brasileiro em equipe de expedição oceanográfica alemã

O professor Mario Pereira da Silva, do Departamento de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será o único pesquisador brasileiro na equipe do Cruzeiro de Pesquisa Oceanográfica, a bordo do navio oceanográfico N.Oc. Meteor, da Universidade de Kiel, da Alemanha.

Professor Mário Pereira da Silva
O cruzeiro parte da cidade de Fortaleza (CE) no dia 1º de julho de 2013 e se encerra em Walvis Bay (Namíbia), no dia 28, totalizando quase um mês de expedição oceanográfica.

A viagem é fruto de uma parceria acadêmico-científica entre o grupo de Oceanografia Física e Energias Renováveis do Departamento de Geofísica da UFRN e o Instituto Geomar da Universidade de Kiel.

O objetivo principal da expedição é implantar no Oceano Atlântico Sul uma série de equipamentos para a aquisição de dados, visando identificar possíveis variações anuais e decadais do chamado Grande Giro do Atlântico Sul. 

De acordo com o professor Mario Pereira, com as informações que serão captadas será possível analisar as condições oceânicas ao longo do tempo e suas consequências no clima da costa brasileira.

O Instituto Geomar Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel é uma das instituições líderes no campo da investigação marinha na Europa. 


Instituto Geomar, em Kiel
O Instituto se concentra no estudo da química, dos processos físicos, biológicos e geológicos no oceano e sua interação com o fundo do mar e a atmosfera. 

Os temas de pesquisa investigados pelo instituto estão agrupados em quatro áreas principais: circulação oceânica e dinâmica do clima, biogeoquímica marinha, ecologia marinha e dinâmica do fundo do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário