terça-feira, 16 de julho de 2013

Natal: Etapa final dos Juverns 2013 tem solenidade de abertura no Ginásio do Contemporâneo

Abertura do Juverns no Ginásio do Contemporâneo
Matéria atualizada às 21h16 desta sexta-feira (19)

Com as presenças de atletas/alunos de 114 escolas de várias regiões do Estado, a etapa final dos Jogos da Juventude Escolar do RN (Juverns) foi aberta na tarde da sexta-feira (19) com solenidade no Ginásio de Esportes do Colégio Contemporâneo de Potilândia, em Natal.

A abertura oficial contou com as presenças do diretor de Esportes de Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, e do responsável pelo Programa Atleta na Escola do Ministério da Educação, Renausto Amanajás.

A tocha olímpica foi conduzida pelo atleta Lucas Maciel, do Colégio das Neves, e o Juramento do Atleta, foi feito por Matheus Victor, do Instituto Educacional Mestre. No encerramento aconteceu apresentação do grupo de danças Balançarte, do IFRN Natal.

A amplitude do Juverns 2013, que mobilizou mais de de 6.000 alunos/atletas em todas as regiões do Estado, desde o dia 1º de março, e interiorizou o desporto escolar, tem a assinatura da SEEL desde o seu planejamento até o final da última competição, no dia 04 de agosto.

"Estamos transformando em realidade o sonho de levar o desporto escolar, de forma efetiva e participativa, para todas as regiões do Rio Grande do Norte. Atletas de escolas das mais distantes localidades estão participando do evento. Várias cidades do interior sediaram competições. Promovemos o que podemos chamar de verdadeira democratização do desporto escolar". destaca Joacy Bastos, secretário estadual de Esporte.

Os Juverns representam a única maneira de atletas do desporto escolar do RN participarem das antigas Olimpíadas Escolares Brasileiras (Jogos Escolares da Juventude). Os vencedores dos Juverns representam o RN nos Jogos Escolares da Juventude que acontecem este ano em Natal, no mês de setembro (categoria de 12 a 14 anos), e em Belém do Pará, no mês de novembro (categoria de 15 a 17 anos).

Congressos Técnicos

Os congressos técnicos dos Jogos aconteceram durante toda a sexta-feira (12), no auditório e salas da Secretaria de Esporte e Lazer do RN (SEEL), no bairro de Candelária. Participaram técnicos e professores das escolas envolvidas na etapa final da competição e dirigentes das federações representativas das modalidades. 

Foram feitos congressos técnicos dos esportes coletivos presentes nos Juverns - Basquetebol, Voleibol, Futsal e Handebol, e das modalidades individuais como Judô, Tênis de Mesa, Xadrez, Natação, Badminton, Vôlei de Areia e Ginástica Rítmica. 
Congresso Técnico reúne técnicos e professores 
A Comissão Central Organizadora (CCO) do Juverns é formada pelo professor José Maxwel de Albuquerque (presidente), professor Tibério Maribondo do Nascimento (coordenador técnico), professor Manoel Modesto (secretário); e pelos assessores técnicos Argeu Almintas, Clóvis Costa e Paulo Eduardo Paulocha.

Um comentário:

  1. Coloquem pelo amor de deus, o balizamento da natação no Site, sinceramente, eu nunca vi nada mais desorganizado na minha vida, em todos os lugares a maioria das competições é colocadas no ar. Obrigado

    ResponderExcluir