domingo, 28 de julho de 2013

Natal: Instituto Internacional de Física promove evento sobre a Holografia nesta segunda-feira (29)

O Instituto Internacional de Física promove evento com cientistas renomados de instituições de 14 países para tratar da física subnuclear com ênfase na Holografia.

O evento "Física dos Hádrons: um desafio para a Holografia" começa nesta segunda-feira (29), às 9h, e prossegue até o dia 09 de agosto, no auditório do Departamento de Física Teórica e Experimental, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal.

Cientista Dmitry Melnikov
A Holografia é um dos campos da Teoria de Cordas e Gravitação. Para fácil compreensão, a Holografia é a representação, em um outro espaço,  de algo que possui suas próprias formas e dimensões no mundo real.

Para que isso seja possível se faz necessário usar a teoria da gravitação quântica. "Isso nos dá uma vantagem adicional quando se estuda partículas que interagem fortemente entre si, e os Hádrons são partículas subnucleares que participam de uma forte interação", diz o cientista físico russo Dmitry Melnikov, professor pesquisador do Instituto Internacional de Física, organizador do evento.

Melnikov explicou que o primeiro trabalho sobre a ideia geral do princípio holográfico na teoria da gravitação quântica foi publicado por volta de 30 anos atrás. A mais moderna formulação sobre a Holografia foi feita pelo argentino Juan Maldacena, no ano de 1997.

O professor Melnikov recomenda a palestra de abertura, ministrada pelo professor Carlos Nuñez, da Universidade de Swansea (Reino Unido). Nuñez fará uma introdução detalhada sobre o assunto, considerado também como uma valiosa ferramenta matemática para os cientistas.

Holografia: uso da gravitação quântica
A programação do evento terá na primeira semana uma escola introdutória direcionada para estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores da área e na segunda semana, um Workshop. A língua oficial do evento é o inglês, que é a língua comum entre os cientistas.

As inscrições já foram encerradas para os participantes em geral. Ainda estão sendo permitidas inscrições de estudantes e pesquisadores da UFRN, por se tratar da instituição organizadora. Os interessados devem enviar e-mail para bpessoa@iip.ufrn.br e seguir as instruções fornecidas.

Outras informações, como a programação e resumos de palestras estão disponíveis no site www.iip.ufrn.br,

Nenhum comentário:

Postar um comentário