Os Juverns 2013, com a inclusão das etapas municipais, mobilizaram 43 municípios do Rio Grande do Norte. O evento movimentou aproximadamente 600 escolas, envolvendo cerca de 6.000 alunos/atletas.
![]() |
Xadrez no América F.C. (Lênia Damasceno) |
Em 2013, os Juverns tiveram etapas realizadas em 08 regiões do Rio Grande do Norte, nas modalidades coletivas de Voleibol, Futsal, Handebol e Basquete. Nas categorias de 12 a 14 anos, e de 15 a 17 anos. Nos naipes masculino e feminino.
O Programa “RN Podium”, voltado para esportes de rendimento e dentro do Juverns, promoveu regionais de Luta Olímpica e de Ciclismo em 13 cidades do Rio Grande do Norte. O “RN Podium”, iniciativa da SEEL, busca descobrir e investir em atletas/alunos com talentos técnicos para a representação do RN nos Jogos Escolares Brasileiros.
Com o envolvimento do grande programa federal “Atleta na Escola”, os Juverns em sua etapa final contaram também com a presença de 114 municípios na modalidade de Atletismo.
![]() |
Competições de Judô |
Tudo isso fez com que os Juverns 2013 alcançassem a marca recorde de participação de atletas nos Jogos Escolares da Juventude Olimpíadas promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
“Promovemos uma verdadeira democratização do Desporto Escolar. A oportunidade de representar o RN na maior competição do Esporte Escolar do Brasil deixa de ser privilégio de poucos, estudantes/atletas de escolas privadas da Capital, e passa a ser de muitos, com a grande inclusão, a palavra é essa, inclusão, dos atletas/alunos de escolas públicas”, afirma Joacy Bastos, secretário do Esporte e do Lazer.
A Secretaria de Esporte e o Fórum de Secretários Municipais de Esporte estão indo buscar o verdadeiro talento e a participação do aluno/atleta onde ele estiver no Rio Grande do Norte, seja de escola pública ou privada, seja do interior, de periferia de grandes cidade ou da elite. Isto é democratizar o Esporte.
Os Juverns representam a única maneira de atletas do desporto escolar do RN participarem das antigas Olimpíadas Escolares Brasileiras (Jogos Escolares da Juventude). Os vencedores dos Juverns representam o RN nos Jogos Escolares da Juventude que acontecem este ano em Natal, no mês de setembro (categoria de 12 a 14 anos), e em Belém do Pará, no mês de novembro (categoria de 15 a 17 anos).
0 Comentários