sexta-feira, 19 de julho de 2013

RN: Programa “Atleta na Escola” é lançado no Fórum Estadual de Secretários Municipais do Esporte em São Gonçalo do Amarante

Responsáveis pelo programa Atleta na Escola, do Governo Federal, falam durante o Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte do RN, na manhã desta sexta-feira (19) no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Renausto Amanajás, responsável pelo programa “Atleta na Escola” no âmbito do Ministério da Educação, e André Arantes, diretor de Esporte de Rendimento Escolar do Ministério da Educação, explicaram todos os aspectos do novo programa do governo federal e tiraram dúvidas de gestores e secretários municipais (de Esporte e de Educação) presentes ao Fórum.
Palestrantes do Fórum chegam ao Teatro
O programa “Atleta na Escola” está sendo implantado este ano com a modalidade de Atletismo nas provas de Salto a Distância, Corrida de 1.000 metros rasos e Corrida de 75 metros rasos. Podem participar alunos/atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.

O programa contempla crianças e jovens estudantes da rede pública e privada do país, e financia as competições em todas as etapas seletivas para a fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiro.

O professor Renausto Amanajás destacou o caráter exitoso e inédito do Fórum de Secretários e Gestores do Esporte do RN. “É uma iniciativa exitosa e inédita no Brasil. Eu fui do Ministério do Esporte e nunca vi algo tão participativo como esse Fórum”, disse o representante do Ministério da Educação.

O Fórum, que planeja, avalia e decide sobre as ações do Esporte, no RN, é também demonstrativo concreto de um governo que se abre ao diálogo e as decisões compartilhadas. É inédito em toda a sua dimensão e, já este ano de 2013, mostra força e amplitude assumindo eventos do porte da “Copa Garoto Bom de Bola” – o maior evento do futebol escolar da história do Rio Grande do Norte, e um dos maiores do Brasil.

“O Fórum é um dos grandes responsáveis pelo sucesso que está sendo alcançado na consolidação da democracia esportiva através da interiorização das ações e das oportunidades efetivas de participação nos eventos”, afirma o secretário de Esporte do RN, Joacy Bastos.

O Fórum de São Gonçalo do Amarante foi o quarto do ano. Antes aconteceram edições do Fórum em Natal, Baía Formosa e Apodi.

A pauta do Fórum, que reúne secretários e gestores municipais do Esporte de todas as regiões do Estado, também tratou do grande evento pela paz que acontecerá no dia 09 de agosto em todas as cidades do Estado: “Caminhada da Paz pela Vida. Não as Drogas”.

Foram ainda lançadas a 1ª Copa da Mulher de Futebol de Campo, da 1ª edição dos Jogos Abertos do Interior (com 06 modalidades em disputa), da 2ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do RN, e da 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário