domingo, 4 de agosto de 2013

UFRN: Evento de Astrofísica discute turbulência cósmica

O Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove nesta terça-feira (06) evento voltado para a discussão de fenômenos cósmicos.

Alexander Lazarian
O workshop "Turbulence: from the Earth to the Universe" (Turbulência: da Terra ao Universo) terá as presenças de astrofísicos e astrônomos de instituições do Brasil, Costa Rica, EUA e Polônia. 

O evento acontece nas dependências do Instituto Internacional de Física, na Avenida Odilon Gomes de Lima, 1722, bairro de Capim Macio, Natal, com início previsto para as 14h.

O wrokshop é organizado pelo pesquisador russo Alexander Lazarian, professor da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). 

O evento discutirá as propriedades da turbulência geofísica, turbulência em grande escala e fenômenos que ocorrem em meio turbulento, como os processos de reconexão magnética e propagação e aceleração de raios cósmicos. 

Os cientistas também apresentarão estudos e observações de fenômenos turbulentos no Sol e em meio interestelar.
Turbulência cósmica na pauta

De acordo com o professor Alexander Lazarian, a turbulência está presente na maioria dos ambientes. "Nós vivemos em uma atmosfera turbulenta, a Terra interage com um vento solar turbulento e o nosso sistema solar está localizado em um meio interestelar turbulento da galáxia", explicou.

A programação do workshop é voltada para o público especializado e interessados no assunto. O evento acontece em inglês e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário