sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinco anos depois: RN volta a fazer transplante de fígado

Equipe médica do Hospital do Coração fez transplante de fígado com sucesso no último dia 12. A cirurgia marca o retorno do Rio Grande do Norte ao transplante de fígado. O último transplante de fígado tinha sido feito no Hospital Onofre Lopes há 05 anos.

O Hospital do Coração, em Natal, é o único do RN credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer transplantes de fígado. O credenciamento junto ao Ministério da Saúde foi feito em julho de 2012. Nesse período de cinco anos, os pacientes que precisavam de transplante de fígado eram encaminhados aos estados de Pernambuco e Ceará.
Transplante após cinco anos

O transplante foi feito em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do RN, por meio da Central de Transplantes. O custeio para transplantes de órgãos é inteiramente assumido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A cirurgia do transplante de fígado foi feita pelos médicos Alexandre Borges e Fernando Lisboa Júnior, e uma equipe de clínicos, anestesistas e enfermeiros. Foi acompanhada pelo médico-tutor, o cirurgião-chefe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, Dr. Marcelo Rezende, que veio a Natal especialmente para acompanhar o procedimento cirúrgico.

O paciente é um aposentado de 67 anos. Ele trabalhava com turismo e se aposentou devido a insuficiência hepática grave. Já teve alta médica e hospitalar e está em sua residência. O doador foi um homem de 30 anos que estava em morte encefálica após cometer suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário