![]() |
Público e atletas na festa do Esporte |
Show Gonzagando do Grupo de Dança do Teatro Alberto Maranhão iniciou a solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Juventude na noite desta quinta-feira (05) no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal.
A abertura dos Jogos contou com as presenças do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.
Delegações dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e a cidade anfitriã, Natal, marcaram presença e acompanharam o juramento do atleta e a entrada do fogo simbólico e o acendimento da Pira Olímpica.
Em suas palavras, o ministro do Esporte enalteceu a participação de todos os estados brasileiros nos Jogos Escolares de Juventude, que são o maior evento do Esporte Escolar da América Latina. Aldo Rebelo citou um por um os estados presentes.
O mestre de cerimônia da Abertura dos Jogos foi o medalhista olímpico e um dos melhores jogadores da história do Vôlei no Brasil, Antonio Carlos Moreno, o Carlão.
Após o acendimento da Pira Olímpica, aconteceu a apresentação do grupo musical local "Uskaravelho".
Os Jogos Escolares da Juventude movimentam 4.700 atletas/alunos, na Categoria de 12 a 14 anos, dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e a cidade anfitriã, Natal.
Impulsionam a economia e o turismo do Rio Grande do Norte com 25.000 diárias em hotéis de alto nível, 50.000 refeições por dia para atletas, técnicos e dirigentes de delegações, e mais a presença de centenas de acompanhantes dos competidores (pais, mães e parentes).
A delegação do Rio Grande do Norte conta com 159 atletas de 47 escolas e de 10 municípios (Apodi, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Goianinha, Lagoa Nova, Lucrécia, Natal, Parnamirim e Touros).
Os Jogos Escolares da Juventude são promovidos e organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Rio Grande do Norte. Iniciados nesta quinta-feira, prosseguem até o dia 14 deste mês.
0 Comentários