Equipe quilombola se defende bem |
Os Jogos Escolares da Juventude de Natal entram para a história do Esporte Escolar como o maior evento, o mais abrangente, o mais organizado, e é também o mais democraticamente participativo.
Estão competindo as delegações dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e mais a cidade anfitriã, Natal. Estão em Natal mais de 5.000 atletas, muitos deles de escolas públicas.
Está também em Natal, conduzida pelas asas democráticas do Esporte, a equipe de Futsal feminino da Escola Municipal Professor José Mendes, do Quilombo da Conceição dos Crioulos, do município de Salgueiro, Pernambuco.
É a primeira vez que uma equipe do Sertão Central pernambucano participa de um evento esportivo de dimensão nacional. A comunidade do Quilombo da Conceição dos Crioulos tem cerca de 3.800 habitantes e vive uma realidade muito diferente da encontrada em Natal.
"Nossas meninas (atletas) estão vivenciando uma realidade muito diferente do dia-a-dia do Quilombo. Aqui, em Natal , elas têm uma hospedagem de primeiro mundo, e estão em Ponta Negra. Com certeza, jamais esquecerão de ter estado um dia aqui em Natal. Nem elas, nem ninguém de fora que está aqui neste evento", disse Adalmir José da Silva, técnico que divide com o professor João Vitorino o comando da equipe.
Equipe do Quilombo da Conceição dos Crioulos, PE. |
Mas a própria presença dessa equipe numa competição da grandeza dos Jogos Escolares da Juventude de Natal mostra que algo está acontecendo no Sertão Central. "Elas têm uma escola pública, que apesar de não ser a ideal, oferece chances no esporte e na cultura", destaca Adalmir José, que também é quilombola.
Chances que está aproveitando. Para estar em Natal representando Pernambuco no Futsal feminino, a equipe de quilombolas venceu a etapa municipal, a etapa regional, e a final estadual.
Técnico Adalmir José |
"A presença dessa equipe de quilombolas mostra a força inigualável do esporte como instrumento de paz, de integração entre as pessoas, e de desenvolvimento social. E mostra que o Governo do RN está certo em investir no Esporte Escolar", afirmou o secretário do Esporte do RN, Joacy Bastos.
Os Jogos Escolares da Juventude 2013, Categoria de 12 a 14 anos, acontecem em Natal por uma iniciativa pioneira da Secretaria do Esporte e do Lazer do RN, e são promovidos e organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Estado do RN.
Comentários
Postar um comentário