terça-feira, 24 de setembro de 2013

Jogos Paralímpicos mostram revitalização do paradesporto no RN

Lançamento de Dardo nos Jogos Paralímpicos
A 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do RN e os Jogos Paradesportivos Escolares estão movimentando atletas de Natal e de diversas cidades do Rio Grande do Norte em várias modalidades.

Após a abertura solene na noite da quinta-feira (19), no Aero Clube de Natal, as competições tiveram início com o Atletismo para Deficientes Visuais, Cadeirantes e Deficientes Intelectuais. As competições aconteceram na Pista do CAIC Lagoa Nova.

Na sexta-feira (20 e no sábado (21’) foram disputadas as provas de Corridas de Velocidade e Resistência, Lançamento de Disco e Dardo, Arremesso de Peso, Salto em Altura, Salto em Distância, e Arremesso de Pelota.

Segundo o coordenador da modalidade, professor Armando Lima, as marcas conseguidas na competição significam que o Desporto Escolar do RN está se fortalecendo e se tornando competitivo nacionalmente no Atletismo.

Para o secretário Joacy Bastos, que acompanhou todas as provas, os Jogos estão revitalizando o Paradesporto. “Esta segunda edição dos Jogos Paradesportivos Escolares representam a chave principal para a revitalização do movimento paradesportivo do RN”, disse Joacy.

O Judô foi disputado no sábado (21) no Ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As competições de Judô, consideradas de elevado nível pelo professor Tibério Maribondo, presidente da Federação Norteriograndense de Judô e coordenador do Paradesporto da Secretaria do Esporte e do Lazer do RN (SEEL), são demonstrativos concretos de que os judocas do RN terão boas chances de classificação nas seletivas nacionais.

Paraatletas recebem medalhas
As competições de Bocha, modalidade voltada para deficientes de alta complexidade, disputadas no Aero Clube de Natal, evidenciaram a precisão e a capacidade de superação de paraatletas escolas e adultos.

Na Bocha, ganha o paraatleta que aproximar mais a pelota da Bola Central.

O Tênis de Mesa, coordenado pelo paraatleta medalhista nacional, Ecildo Lopes, foi disputado no sábado (21), no Aero Clube de Natal, e garantiu jogos de alto nível. Também no Aero Clube de Natal, no domingo (22), aconteceram as competições de Voleibol Sentado, coordenadas pelo professor Branco.

Os Jogos Paralímpicos do RN e os Jogos Paradesportivos Escolares continuaram nesta terça-feira (24) com as competições de Basquetebol, às 19h, no Ginásio do IFRN, e prosseguem quarta-feira (25) no mesmo horário e local.

Na tarde da sexta-feira (27) acontecem as competições de Halterofilismo no CAIC Lagoa Nova.

Sábado (28) tem as competições de Goalball para deficientes visuais no CAIC Lagoa Nova, as disputas de Futebol de Amputados e de Natação no Aero Clube de Natal.

As competições dos Jogos Paradesportivos e Paralímpicos do RN irão até o dia 28 deste mês. 150 atletas de diversas entidades de Natal e do interior do Estado estão participando.

As competições acontecem no Aero Clube, CAIC Lagoa Nova, IFRN e UFRN. Estão em disputa, nos naipes masculino e feminino, as modalidades de Judô, Basquete em cadeira de rodas, Voleibol sentado, Natação, Atletismo, Bocha, Halterofilismo, Futebol de amputados, Goalball, Tênis de Mesa.

Os Jogos Paradesportivos Escolares e os Jogos Paralímpicos do RN são promovidos pelo Governo do RN, por meio da Secretaria do Esporte e do Lazer, em parceria com as entidades paradesportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário