quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Natal: Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos acontece no Hotel Pirâmide

Abertura do Encontro Nacional do EJA
O Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos acontece em Natal, no Hotel Pirâmide, na Via Costeira, até esta quinta-feira (13).

O Encontro, em sua 13ª edição, foi aberto em solenidade na noite de terça-feira (10), no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, com delegações de 26 estados mais o Distrito Federal.

A secretária de Educação do RN, Betania Ramalho, destacou o pacto firmado pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). "No último mês de abril, um pacto foi firmado pela Educação de Jovens e Adultos, com instituições de ensino superior, secretarias de Estado do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, e iniciamos a reformulação das políticas de EJA do Rio Grande do Norte, a partir do pensamento freireano.”

Representante dos Fóruns de EJA do Brasil, o professor Newton Carlos Teixeira, disse que o compromisso dos fóruns está ligado a uma educação para a população excluída. “Muitos dos que estão aqui, como eu, que vim do Amazonas, no Norte do Brasil, há 14 horas de viagem, vieram para dizer aquilo que querem para a Educação de Jovens e Adultos. Precisamos sair daqui com propostas que sejam viáveis”, afirmou.

O secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, presidente do Fórum Nacional de Educação, informou que o governo chileno vai entregar ao governo brasileiro, o manuscrito do livro Pedagogia do Oprimido, escrito por Paulo Freire. “Isso deverá ocorrer durante a Conferência Nacional de
Educação 2014, que terá como tema os 50 anos das 40 horas de Angicos, com a possível participação dos ministros de Educação dos países por onde Paulo Freire passou.”

Durante a abertura do evento ocorreu a entrega da medalha Paulo Freire a escolas com experiências exitosas em EJA e o lançamento regional do selo personalizado e carimbo comemorativo da experiência educacional do método Paulo Freire, em Angicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário