sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Natal: Fórum Nacional de Secretários de Esporte discute o novo Desporto Educacional brasileiro

Fórum Nacional discute o novo Esporte Escolar
O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, prestigiam abertura do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Esporte, na manhã desta sexta-feira (06) em Natal.

O Fórum Nacional de Secretários de Esporte, em sua terceira reunião ordinária no ano, discute o tema "Uma nova visão do Esporte Educacional brasileiro". A reunião acontece no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal.

Aldo Rebelo veio para o Fórum acompanhado de uma comitiva do alto escalão do Ministério do Esporte composta de secretários nacionais.

A forte presença do Ministério do Esporte na Reunião de Natal mostra prestígio do Governo do RN, através de sua Secretaria do Esporte, e do Fórum Nacional de Secretários de Esporte que tem na vice-presidência o titular da pasta do Esporte no RN, Joacy Bastos, e na presidência o secretário do Esporte de Minas Gerais, Rogério Romero.

Falando ao Fórum, o ministro Aldo Rebelo destacou a importância da prática esportiva como um instrumento de educação, inclusão social e de saúde. “É preciso que a população assimile esta prática social. O esporte ensina, faz com que nós possamos nos reconhecer e nos valorizar”, afirmou.
Rebelo e Rosalba no Fórum

O evento conta com a presença de todos os 27 secretários estaduais de Esporte do país e dos gestores municipais do Esporte de 125 municípios do Rio Grande do Norte.

O Fórum Nacional acontece quatro vezes por ano em regime itinerante e em regiões diferentes, a reunião de Natal é a terceira.

Para o vice-presidente do Fórum Nacional, secretário Joacy Bastos, este é um momento oportuno para uma reflexão profunda de como a União, os estados e os municípios, através de suas políticas voltadas para o esporte e o lazer possam, de forma compartilhada, atender as recomendações da Carta de Brasília, emanada da 3ª Conferência Nacional do Esporte.

É o momento em que o país, através dos representantes do Estado Brasileiro, discute os caminhos do Esporte Olímpico e do Esporte Educacional.

“Estamos vivendo uma nova era onde o Brasil de ontem está em confronto com o Brasil de hoje e o Brasil de amanhã. Dentro deste quadro urge a necessidade de todos os secretários estaduais e municipais do país tomarem a iniciativa de construir o novo modelo do Esporte Educacional brasileiro, considerado o esporte base para a nação olímpica que o Brasil espera ser”, disse Joacy Bastos.
A seção do Fórum de Natal conta com importantes convidados painelistas abordando assuntos do Esporte dentro do tema central.

Estarão em Natal, Antônio Hora Filho, presidente do CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), Ricardo Cappelli, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ana Moser, presidente da ONG Atletas pela Cidadania.

Também estarão em Natal, os painelistas convidados Luciano Cabral, presidente da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), Antonio do Nascimento, secretário nacional de Futebol do Ministério do Esporte, e André Arantes e Renausto Amanajás (assessores do Ministério do Esporte e do Ministério da Educação responsáveis pelo programa Atleta na Escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário