quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Natal sedia a partir desta quinta-feira (05) o maior evento do Esporte Escolar do Brasil

Show Gonzagando na Abertura dos Jogos
Matéria atualizada com foto às 11h23 desta quinta-feira (05)

No momento em que forem dados por abertos os Jogos Escolares da Juventude na cerimônia desta quinta-feira (05) estará começando o maior evento do Esporte Escolar do Brasil e da América Latina.

A cerimônia de abertura acontece às 17h no Ginásio Nélio Dias, no bairro de Lagoa Azul, Zona Norte de Natal. 

Terá a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, da governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e dos atletas olímpicos Vicente Lenilson (Atletismo), Mayara Aguiar (Judô), Fabíola Molina (Natação), Mariany Nonaka (Tênis de Mesa) e Antonio Carlos Moreno (Vôlei). Todos esses nomes olímpicos marcarão presença durante as competições como embaixadores do esporte.

A programação da abertura tem o espetáculo "Gonzagando" com o Grupo de Dança do Teatro Alberto Maranhão, e show com a banda Uskaravelho.

Regional de Luta Olímpica em Baía Formosa
O grande evento esportivo movimenta cerca de 5.000 atletas/alunos, na Categoria de 12 a 14 anos, dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e a cidade anfitriã, Natal.

A delegação do Rio Grande do Norte conta com 159 atletas de 47 escolas e de 10 municípios (Apodi, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Goianinha, Lagoa Nova, Lucrécia, Natal, Parnamirim e Touros).

Os Jogos Escolares da Juventude irão movimentar entre 05 e 14 deste mês, na Economia de Natal e do Rio Grande do Norte, 25.000 diárias em hotéis de alto padrão, 50.000 refeições por dia, e mais a presença de centenas de acompanhantes de atletas (pais, mães e parentes).

A conquista dos Jogos Escolares da Juventude para Natal tem a chancela direta do Governo do RN, por meio da Secretaria do Esporte e do Lazer, com a liderança de seu titular, Joacy Bastos. O empenho para trazer os Jogos, passo a passo, contou com o suporte importante da governadora Rosalba Ciarlini, e isso tem que ser reconhecido.

Esse empenho de Joacy Bastos, que começou quase solitário e depois foi somando apoios, garantiu também uma das mais modernas pistas de atletismo do mundo para Natal e para a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), construída com recursos do Ministério do Esporte.

Os Jogos Escolares da Juventude em Natal coroam e ratificam o esforço da Secretaria do Esporte do RN em levar a todos os recantos do Estado a oportunidade de participar do Desporto Escolar. 

Reunião da delegação do RN
Com a interiorização dos Juverns (etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude), a Secretaria do Esporte envolveu centenas de escolas, públicas e privadas, de todas as regiões do Rio Grande do Norte. 

Resultado: a representação do Estado que antes era feita por um grupo de escolas particulares de Natal passa agora a ter forte presença de escolas de outros municípios e públicas.

Essa democratização ainda deverá avançar mais, mas os passos iniciais já foram dados e dezenas de atletas do interior estarão disputando em nome do Rio Grande do Norte. Isso com a autoridade de quem conquistou esse direito nas competições abertas e democráticas.

Estarão em jogo as modalidades de Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Vôlei, Tênis de Mesa e Xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário