terça-feira, 24 de setembro de 2013

Natal tem Caminhada de Mobilização pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos

A Central de Transplantes da Secretaria da Saúde Pública do RN promove neste sábado (28) Caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos.

A concentração acontece no IFRN da Avenida Salgado Filho, bairro de Lagoa Nova, às 7h, com a entrega de kits. A caminhada segue, a partir das 8h, com destino ao Parque das Dunas, pela Avenida Salgado Filho.

No Parque das Dunas ocorrerão apresentações artísticas e culturais, ações educativas a falas de transplantados e familiares de doadores.
Caminhada em defesa da Vida

A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas participem do evento, a 1ª Caminhada pela Vida. O Dia Nacional da Doação de Órgãos acontece sexta-feria (27 de setembro).

Conforme dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), no primeiro semestre de 2013, o Rio Grande do Norte registrou um total de 48,6 potenciais doadores por milhão da população (pmp), número superior à média do Brasil (44,3 pmp). Já o número de doadores efetivos no estado foi de 13,9 pmp, enquanto que no país foi de 13,3 pmp. Além disso, no RN o número de transplantes renais, nesse semestre, correspondeu a 17,7 pmp, o de córneas a 55,6 pmp e o de medula a 16,4 pmp, o terceiro maior do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário