Pular para o conteúdo principal

Organização e interesse público são importantes legados dos Jogos Escolares da Juventude de Natal

Basquete no Ginásio do Marista
Atualizada com foto às 17h16 deste domingo (15)

Os Jogos Escolares da Juventude 2013 entraram nesta terça-feira (10) na etapa das modalidades coletivas: Handebol, Futsal, Basquete e Voleibol.

Jogos acontecendo, pela manhã e à tarde, em uma rede bem estruturada de ginásios de esportes espalhados por várias partes da cidade de Natal.

Os torneios masculino e feminino de Basquete estão sendo disputados nos ginásios do Sesc Cidade Alta, Colégio Marista, Colégio Nossa Senhora das Neves, e IFRN.

As partidas do Futsal acontecem nos ginásios Nélio Dias, Sesi Clube, Contemporâneo Cidade Verde e AABB. No handebol, as partidas acontecem no Ginásio 1 do Caic, no Colégio Maristella, no Sagrada Família e no Ginásio da universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Os jogos do voleibol são disputados no Ginásio 2 do Caic, na Escola Doméstica, no Contemporâneo Lagoa Nova e no CEI Romualdo.
O Basquete feminino da La Sale Peperi, SC.
A boa estrutura disponibilizada para os Jogos Escolares da Juventude em Natal e a presença, desde o primeiro momento, do aparato do Governo do RN, apoiando, organizando, garantindo, tranquilizando e incentivando, tem chamado a atenção dos chefes de delegações, autoridades visitantes, técnicos e dos atletas e familiares presentes.

A secretária de Educação do município de São Miguel do Oeste, de Santa Catarina, Sirlei Carvalho Pinto Ramos, dá testemunho da impressão positiva que Natal e o Rio Grande do Norte estão deixando com a realização desse Jogos Escolares da Juventude 2013.

"Os Jogos estão tendo ótima organização. Fantástica hospedagem. A oportunidade de estar em um hotel desse nível (o Marsol), na Via Costeira, em Ponta Negra, é única na vida de nossos atletas catarinenses. Só o esporte pode dar isso. De parabéns o Governo do Rio Grande do Norte, porque só o empenho do poder público pode tornar isso possível", afirmou a secretária de São Miguel do Oeste.

Sirley Carvalho acompanha, em nome do prefeito de sua cidade, João Carlos Valar, a presença do único representante de São Miguel do Oeste nos Jogos Escolares da Juventude, o time de Basquete feminino do Colégio La Salle Peperi.

Sirley Carvalho Ramos
"Agradeço a administração de São Miguel do Oeste a oportunidade de estar aqui. O legado desses Jogos é mostrar que o esporte escolar tem que ter um olhar diferenciado enquanto política pública. A grandiosidade desses Jogos de Natal nos remete a base, para as escolas públicas, para a Educação como um todo Volto para Santa Catarina pensando em agir sobre isso", completou Sirley Carvalho.

Na tarde de hoje, o time do Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, jogou no Ginásio de Esportes do Colégio Marista, e venceu o time do Colégio Criamor, do Maranhão, pelo placar de 80 X 12.

Os outros resultados dos jogos de Basquete no Ginásio do Marista neste primeiro dia de competições coletivas dos Jogos Escolares da Juventude foram: SMCE Madureira (RJ) 59 x 47 Colégio Regina Pacis (MT); Visconde Mauá (AP) 11 X 89 Colégio Divina Providência (AC); Colégio Uniesp de P.V. (SP) 69 X 03 Colégio Santa Catarina (PA).

Os Jogos Escolares da Juventude, Categoria de 12 a 14 anos, acontece em Natal de 05 a 14 deste mês reunindo mais de 5.000 atletas. Os Jogos são promovidos e organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Rio Grande do Norte.

Resultados dos representantes do RN nas modalidades coletivas nesta terça-feira (10)

Basquete Feminino

Marista (Natal) 19 x 20 Colégio Dom Bosco (Roraima)

Ideal (DF) 54 x 24 CEI Romualdo Galvão (RN)

Basquete Masculino

Sinopse (PI) 09 x 60 Marista (Natal)

Instituto Loide Martha (RJ) 33 x 44 Salesiano São José (RN)

Futsal Feminino 

Antônia Coelho de Lucena (RR) 03 x 04 Maria Madalena (RN) 

Terezinha Paulino (Natal) 04 x 01 E.M. Francisco Pinheiro (TO)

Futsal Masculino

E.E. Nova Canaã (MT) 06 x 01 CEI Romualdo Galvão (NL)

Handebol Feminino

Sagrada Família (RN) 26 x 10 Escola Monteiro Lobato (AL)

Instituto O Mestre (NL) 08 x 06 Instituto Diocesano (SE)

Handebol Masculino

E.M. Domingos Agenor (AM) 39 x 08 Contemporâneo (NL)

Colégio Bom Jesus Aurora (SC) 16 x 14 Instituto O Mestre (RN)

Voleibol Feminino

Madalena Sofia (AL) 02 x 00 CEI Romualdo Galvão (NL)

Colégio Impacto (PA) 02 x 00 Neves (RN)

Voleibol Masculino

Facex (NL) 02 x 00 Escola Santo Afonso (PI)

Maria Auxiliadora (RN) 02 x 00 Colégio São Lucas (AL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFRN: Professora Selma Jerônimo recebe prêmio da Universidade de Iowa nos Estados Unidos

Trabalho de pesquisas desenvolvido pela professora Selma Jerônimo, da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área de saúde pública, foi contemplado com o prêmio internacional Impact Award, concedido pela Universidade de Iowa, dos Estados Unidos. O prêmio é destinado à profissionais ou às instituições que colaboram com a Universidade de Iowa na construção de conhecimentos voltados para programas sociais que melhorem a vida das pessoas. Professora Selma Jerônimo A pesquisadora Selma Jerônimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, é parceira da Universidade de Iowa desde o ano de 1996. Ela lembra a importância que está tendo o conhecimento gerado no próprio Instituto, na Escola Maternidade Januário Cicco, no Centro de Biologia da UFRN e no Departamento de Infectologia do Hospital Gizelda Trigueiro, para melhorar a vida das pessoas no Rio Grande do Norte. “A contribuição diária do IMT, MJEC, CB e do Departamento de Infectologia do HGT quebra o cic

Moacir de Lucena: o semeador de escolas

Moacir de Lucena e família em solenidade da UFRN (outubro de 2003) Matéria publicada na edição de novembro da Revista Foco English version Professor, tipógrafo, juiz, advogado, músico, jornaleiro, poeta, normalista, chefe escoteiro, esportista, animador cultural, educador itinerante.  Em sua trajetória de 100 anos de vida pelo Rio Grande do Norte, o oestano filho de Martins, Moacir de Lucena, procurou ser, acima de tudo, um servidor na luta pelo progresso social das pessoas. Desde cedo entendeu que esse progresso social só chegaria pela via da Educação.  Neste campo, de forma inovadora criou um método próprio de alfabetização com resultados concretos junto aos estudantes. Método que depois foi empregado com estardalhaço por Paulo Freire. Mas, Moacir de Lucena chegou antes, sem estardalhaço, sem propaganda, mas com a luminosidade das coisas feitas e da transformação extraordinária do analfabeto em alfabetizado. Entre as tentativas de definir Moacir de Lucena, seu filho L

7º SEL: UFRN prepara grande evento de Educação e Leitura para novembro

Reunião com a reitora sobre o 7º  SEL Matéria atualizada às 12h30 desta quinta-feira (2) Estão adiantados os preparativos para o 7º Seminário Educação e Leitura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos maiores eventos no gênero no país. O 7º Seminário Educação e Leitura (SEL) acontece de 11 a 14 de novembro no Centro de Convenções do Praiamar Natal Hotel, em Ponta Negra, e deverá reunir mais de 1.000 participantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte e de várias partes do Brasil. Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (2) a reitora da UFRN, Ângela Paiva garantiu total apoio ao evento. Participaram da reunião no gabinete da reitoria, a professora Marly Amarilha, a diretora do Centro de Educação da UFRN, Márcia Gurgel, e a professora Ângela Naschold, da equipe de organização do Seminário. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (01) para ouvintes e para apresentação de trabalho ou oferta de minicurso.  Equipe do Se