segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde do RN: 30% dos norteriograndenses não têm o Cartão do SUS

Apenas 70% da população do Rio Grande do Norte possui o Cartão Nacional SUS (CNS). 2.361.772 já garantiram o Cartão e, consequentemente, o acesso mais fácil aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Um grande contingente de norteriograndenses, 30%, ainda não dispõe do Cartão do SUS. A Secretaria de Saúde do RN está orientando esse contingente a comparecer a uma unidade de Saúde e fazerem o documento. 

30% ainda não têm o Cartão SUS
"Possuindo ou não um plano de saúde privado, todos devem fazer o cartão, pois funciona como a identificação do usuário no SUS", diz a coordenadora estadual do Cartão SUS, Bethânia Lopes.

Para adquirir o documento, basta procurar um posto ou distrito de saúde ou as secretarias municipais de saúde, portando carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e telefone para contato. No caso de crianças ainda sem RG, o cartão pode ser feito mediante apresentação de registro de nascimento e comprovante de residência.

A confecção do Cartão SUS é feita on line e, caso a internet esteja funcionando normalmente, o processo leva menos de 5 minutos. É possível, ainda, fazer o pré-cadastro do cartão, por meio do site o portal da saúde e depois ir buscá-lo em um posto de saúde próximo a sua residência.

O cartão é gratuito e serve para marcar consultas, exames, fazer cirurgias, receber atendimento de urgência, medicamentos e, inclusive, ter acesso a procedimentos apenas oferecidos no SUS, como transplantes de órgãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário