quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UFRN: Programa estimula o interesse de alunos do Ensino Médio pela Física

O ensino da Física de forma atraente
O Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está desenvolvendo programa com o objetivo de estimular o interesse de alunos do Ensino Médio pelo estudo da Física.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) busca estimular os estudantes por meio de atividades teóricas e lúdicas.

O objetivo é fazer com que a disciplina Física seja compreendida de maneira criativa, crítica e contextualizada com abordagens da vida real e atual.

O programa está sendo desenvolvido em quatro escolas estaduais de Natal: "Professor Ulisses de Góis", "Anísio Teixeira", "Padre Monte" e Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra.

A equipe do Pibid Física é composta por 23 alunos bolsistas de licenciatura em Física, três professores supervisores e um coordenador geral.


Os professores supervisores dão aulas teóricas aos estudantes, trabalham experimentos em sala de aula e atraem os jovens com feiras de ciências. Na Escola Estadual Professor Ulisses Góis, por exemplo, foi promovida uma programação especial no Dia Internacional da Física, transcorrido no dia 19 de maio.

A professora supervisora Amanda Vivian Medeiros de Souza conta que nesse dia os alunos fizeram experimentos, discutiram teorias e encenaram uma peça sobre a biografia do cientista Isaac Newton.

Outra atividade executada na Escola Ulisses Góis foi a reprodução do experimento realizado, originalmente, pelo cientista Eratóstenes, no século III a.C., que tratava da medição do raio da Terra. Essa ação, segundo a professora Amanda Vivian, contribuiu expressivamente para que os estudantes tivessem seu interesse despertado para a construção de novos conhecimentos científicos. 

“Esse projeto faz com que o aluno se envolva de uma forma que o faça gostar de Física. É uma matéria densa e que exige muita concentração por parte do aluno, para absorver o que está sendo passado. É por isso que quando utilizamos uma metodologia mais lúdica o aluno se prende mais, aprende mais”, relata.

O programa Pibid Física também está oferecendo aos alunos do último ano do Ensino Médio das 04 escolas envolvidas aulas preparatórias de Física para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário