segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Anote Brasil: Finep aplica R$ 33 milhões em projeto de Nicolelis

A Finep, que atende pelo nome de Agência Brasileira de Inovação, está torcendo fortemente para que um paraplégico brasileiro venha a dar o pontapé inicial na Copa de 2014.

A empresa encarregada de investir em pesquisas científicas e inovadoras no país está financiando com o montante de R$ 33 milhões o projeto do cientista Miguel Nicolelis intitulado de "Andar de Novo".

Miguel Nicolelis
O projeto de Nicolelis desenvolve um exoesqueleto, espécie de prótese externa do esqueleto humano, que "Veste" e é controlado pela pessoa com deficiência. As pesquisas têm mais de uma década e envolvem uma interface Cérebro-Máquina capaz de transmitir impulsos elétricos cerebrais para um receptor.

A ideia do cientista Nicolelis de levar um paraplégico para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo 2014, durante a abertura que acontece no Estádio do Corinthians, em São Paulo, tem tudo para dar maior impulso as pesquisas científicas brasileiras. O objetivo é fazer com que o paraplégico dê 25 passos e o pontapé inicial da Copa.

A concretização da proposta é vista como uma grande vitória da neurociência em todo o mundo. É considerada pela revista Scientific American como uma das 10 ideias que estão "além dos limites da ciência atual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário