segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Natal: Rosalba Ciarlini diz o que vai fazer com os 540 milhões de dólares do Banco Mundial

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (4), a governadora do RN, Rosalba Ciarlini detalhou o que vai fazer com o dinheiro tomado emprestado ao Banco Mundial.

Ao todo serão 540 milhões de dólares. A primeira parcela, prevista para chegar no início de novembro, será da ordem de 360 milhões de dólares. A segunda parcela, que será liberada após a execução de 40% das ações previstas para a primeira parcela, será a bagatela de 180 milhões de dólares.

Rosalba Ciarlini explica ações do empréstimo
A entrevista de Rosalba Ciarlini e equipe da Secretaria de Planejamento do RN aconteceu no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, bairro de Lagoa Nova, Natal.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, o montante geral de 540 milhões de dólares emprestados pelo Banco Mundial será aplicado especificamente em ações do RN Sustentável. O dinheiro não poderá ser usado em custeio, nem em pagamento de funcionários.

Rosalba Ciarlini será a coordenadora geral da utilização dos dólares. A coordenação executiva caberá a Secretaria de Planejamento e Finanças do RN.

Os 360 milhões de dólares iniciais serão empregados para fazer avançar o desenvolvimento regional de forma sustentável, e para melhorar os serviços públicos.

O dinheiro será distribuído em ações de responsabilidade das pastas de Saúde, Segurança Pública, Turismo, Trabalho e Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Educação, Agricultura, e no Departamento de Estradas e Rodagens.

No campo de atividades produtivas que geram emprego e renda, o plano do Governo do RN com os dólares do Banco Mundial contempla a Agricultura Irrigada, a Cajucultura, Apicultura, Psicultura, Leite e derivados, Setor têxtil, Ovinocaprinocultura, Turismo, Projetos culturais e Pequenos negócios.

A governadora Rosalba Ciarlini informou que o projeto de utilização dos dólares do Banco Mundial tem prazo de carência de 05 anos e o prazo de amortização de 30 anos.

É um bom empréstimo do ponto de vista do governo atual. Uma outra administração começará pagar os dólares tomados emprestados agora.

O empréstimo de 540 milhões de dólares foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini na sexta-feira (4), em Brasília, na Representação do Banco Mundial no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário