quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RN: Projeto educacional do Idema é destaque em evento nacional

O projeto de Biomuseologia desenvolvido pelo Idema no assentamento rural da Vila do Rosado, no município de Porto do Mangue, teve amplo destaque no 3º Congresso Nacional de Educação Ambiental e Encontro Nordestino de Biogeografia, ocorrido em João Pessoa, PB, de 11 a 15 deste mês.

Congresso de Educação Ambiental
O projeto foi apresentado através do artigo científico "Biomuseologia: Educação Ambiental e Preservação de Patrimônios Tangíveis e Intangíveis na Vila do Rosado/RN", de autoria da educadora do Idema, Iracy Wanderley, e da pesquisadora do grupo Rizoma - UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Rita Pedreira.

A comunidade da Vila do Rosado é formada por pescadores, agricultores e artesãos que, mesmo vivendo uma realidade globalizada, tentam encontrar possibilidades de conservar o meio ambiente, a história, a cultura e a gastronomia caiçara. 

As ações do projeto são desenvolvidas por meio da prática de Educação Ambiental, utilizando em seus procedimentos de preservação os patrimônios naturais e culturais.

“O projeto vem sendo desenvolvido com a finalidade de promover o engajamento dos comunitários no processo de desenvolvimento participativo sustentável local, oferecendo condições para que estes cidadãos protagonizem a reconstrução coletiva de uma nova ética socioambiental e cultural”. disse Iracy Wanderley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário