quarta-feira, 23 de outubro de 2013

UFRN: Mão de borracha do Instituto do Cérebro é destaque na Cientec

Uma mão de borracha é a principal atração do estande do Instituto do Cérebro na Cientec 2013 (Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).É também uma das atrações de ponta no evento que está se tornando muito mais de animação cultural do que científico.

Experiência da Mão de Borracha
A experiência do Instituto do Cérebro tem o nome de "A ilusão da mão de borracha". A experiência faz com que a pessoa, após alguns estímulos, sinta a prótese como se fosse sua própria mão.

A bolsista de iniciação científica do Instituto do Cérebro, Géssika Diniz, explica que a ilusão acontece devido à sobreposição entre sensações visuais, táteis e de localização no espaço. 

Segundo a bolsista, o objetivo da exposição da experiência na Cientec é mostrar para o público que o cérebro pode ser “enganado”, existindo estudos recentes que indicam que os mecanismos envolvidos na experiência poderão ter aplicação clínica, como a cura de “dores fantasmas” em pacientes com membros amputados.

A ilusão da mão de borracha segue em exposição no estande do Instituto do Cérebro, no Pavilhão 5, até às 18h desta quarta-feira, 23. A Cientec acontece na Praça Cívica do Campus da UFRN, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário