![]() |
José Leôncio vence o Prêmio Jovens Cientistas |
O aluno José Leôncio de Almeida Silva, do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) é o grande vencedor do Prêmio Jovens Cientistas 2013 na categoria Estudante do Ensino Superior.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo CNPq.
José Leôncio de Almeida apresentou o projeto "Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino".
A intenção da pesquisa desenvolvida, segundo o professor orientador José Francismar de Medeiros, é garantir a sustentabilidade aos agricultores e pecuaristas da região semiárida, que são prejudicados pelas longas estiagens.
José Leôncio pesquisou sobre a possibilidade de produzir uma nova solução de água salina a partir da mistura entre a água proveniente do aquífero calcário Jandaíra - principal manancial e uma das maiores reservas de água dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte – com a água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade.
O experimento foi aplicado em produção de milho e sorgo. “O Estudo leva em consideração variantes como o tamanho da folha e o teor de proteínas”, explica o professor José Francismar.
O experimento apontou o nível de salinidade tolerado pelas plantas da região, e em seguida, detectou o nível de tolerância à mistura. O Resultado: “a mistura de águas salinas pode ser utilizada ao longo de todo o ano”, garante José Leôncio.
A conquista de José Leôncio de Almeida é também mais uma demonstração da qualidade do curso de Agronomia da Ufersa, considerado o melhor do Brasil.
0 Comentários