domingo, 17 de novembro de 2013

Copa da Mulher de Futebol do RN se transforma no certame da Paz no Esporte

A Copa da Mulher de Futebol do RN, um dos maiores torneios de futebol feminino da região Nordeste, conseguiu ser grande pela participação de seleções municipais e por integrar as diversas regiões do Estado.

Conseguiu também ser grande pela efetivação do futebol feminino no Rio Grande do Norte e pelo clima permanente da Paz no Esporte.

Carnaubais na Copa da Mulher
25 seleções de municípios de todas as regiões do Estado deram o pontapé inicial para a Copa da Mulher de Futebol do RN. 20 seleções participaram das etapas regionais classificatórias iniciadas no dia 18 de outubro em cinco cidades-sede: Alexandria, Boa Saúde, Itajá, São José de Mipibu e Taipu.

Centenas de atletas, dezenas de técnicos, preparadores físicos, prefeituras municipais, e milhares de torcedores envolvidos numa disputa pelo título de melhor do Rio Grande do Norte no futebol feminino.

Disputa que levou milhares de pessoas aos estádios e muita emoção. Torcedores entusiasmados como em qualquer lugar do país. A diferença ficou por conta do clima de confraternização e de paz que a Copa da Mulher de Futebol levou aos estádios.

“Vimos os momentos de prazer e felicidade presentes nos semblantes das atletas participantes, a confraternização, a alegria. Sentimento de alegria que saía de dentro do campo e chegava às arquibancadas, e que ia também para as ruas das cidades. A alegria do esporte, da participação, da festa do futebol”, destaca Joacy Bastos, secretário do Esporte e do Lazer do RN.

Grande evento futebolístico promovido e organizado pela Secretaria do Esporte e do Lazer do RN, a Copa da Mulher de Futebol conseguiu vencer as barreiras e os preconceitos que ainda existiam contra o futebol feminino. Vitória da determinação de secretários e gestores dos municípios que acreditaram na força do evento.

Com a participação de 450 atletas vindas de comunidades rurais e de setores urbanos dos municípios, a Copa da Mulher mostrou de forma eloquente que o futebol é o esporte mais democrático e de maior potencial para a inclusão social.

Vale destacar a conquista da seleção de Carnaubais, que inicialmente não era tida como favorita. Carnaubais foi campeã da 1ª Copa da Mulher de Futebol do RN ao vencer em disputa emocionante no domingo (10) a seleção de Macaíba por 1 X 0, no estádio de Boa Saúde.
Seleção feminina de Carnaubais
O vice-campeonato ficou com Macaíba, a terceira colocação com a seleção de São Gonçalo do Amarante e a quarta posição com Boa Saúde.

Representada pelo time da ACDC, a seleção de Carnaubais foi formada por Dayane, Edimara, Nayara, Fiama, Itamara, Tonha, Andreia, Luana, Marília, Maria e Vanderleia.

A liderança na artilharia do campeonato ficou por conta das atletas Mariana Regina (11 gols) e Josefa Riane (10 gols).

Destaque como cidade anfitriã da Copa da Mulher de Futebol do RN. Sediou uma das etapas classificatórias, foi uma das duas cidades-sede das quartas de finais, e a sede das semifinais e da final, Boa Saúde viveu o clima do futebol feminino durante várias semanas.

Artur de Souza, secretário de Educação e gestor do Esporte de Boa Saúde, diz que o município procurou fazer a sua parte e que o povo compareceu ao estádio.

“O futebol feminino está tendo a sua oportunidade e a Copa da Mulher veio para ficar. O povo gostou e compareceu ao estádio. A iniciativa da Secretaria Estadual do Esporte é muito boa. Boa Saúde procurou fazer sua parte para o sucesso do evento”, disse Artur de Souza.

O município de Boa Saúde fez a recuperação em tempo recorde do estádio municipal para ter condições de sediar os jogos da Copa da Mulher de Futebol.

Os resultados das Semifinais realizadas no dia 9 de novembro no estádio de Boa Saúde:

Macaíba 2 X 1 São Gonçalo do Amarante.

Carnaubais 3 X 1 Boa Saúde.

Resultados das Quartas de Finais realizadas nos dias 1º, 2 e 3 de novembro nos estádios de Boa Saúde e de Taipu:

Em Boa Saúde:

Macaíba 6 X 0 Bom Jesus

Boa Saúde 1 X 0 Alexandria

Bom Jesus 1 X 0 Janduís

Macaíba 3 X 0 Boa Saúde

Bom Jesus 1 X 1 Alexandria

Macaíba 2 X 0 Janduís

Boa Saúde 4 X 0 Bom Jesus

Janduís 2 X 0 Alexandria

Macaíba 2 X 0 Alexandria

Boa Saúde 2 X 1 Janduís

Classificados para as semifinais: Macaíba e Boa Saúde

Em Taipu:

Carnaubais 4 X 1 João Câmara

Taipu 1 X 0 Itajá

João Câmara 1 X 1 São Gonçalo

Carnaubais 2 X 0 Taipu

João Câmara W X O Itajá

São Gonçalo 1 X 1 Carnaubais

João Câmara 0 X 0 Taipu

São Gonçalo W X O Itajá

Carnaubais W X O Itajá

São Gonçalo 2 X 1 Taipu

Classificados para as semifinais: Carnaubais e São Gonçalo do Amarante

Nenhum comentário:

Postar um comentário