terça-feira, 19 de novembro de 2013

Equipe da Ufersa é vice-campeã Baja SAE com protótipo feito por alunosde Engenharia

O protótipo e a equipe vitoriosa
A equipe Cactus Baja da Ufersa foi a vice-campeã da Competição Baja SAE Brasil ocorrida de 8 a 10 deste mês na cidade de Camaçari, Bahia.

A boa colocação da Ufersa foi assegurada pelo desempenho nas modalidades de Apresentação de Projetos, Ficha Técnica, provas de Dinâmicas de Suspensão e Tração (S&T) e o Enduro de Resistência.

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia. Oferece a oportunidade do aluno aplicar na prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

O aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto desde a sua concepção.

Os alunos devem formar equipes que representarão a instituição de Ensino Superior onde estudam.Essas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição Baja SAE.

Na competição de Camaçari, os participantes foram avaliados por engenheiros mecânicos, a maioria ex-bajeiros, da indústria automobilística, como a Ford.

O melhor resultado foi obtido na categoria de Apresentação de Projeto, garantindo à equipe da Ufersa o primeiro lugar na modalidade. 

O tema final do projeto foi sorteado poucas horas antes da apresentação e exposto à análise de 10 julgadores. Essa é uma das modalidades que mais pontuam, entre as várias que integram a competição, sendo que algumas apenas são requisitos das normas da SAE.

Já nas provas Dinâmicas e no Enduro de Resistência, em cada uma delas, a equipe assegurou a quinta colocação. 

A equipe Cactus Baja da Ufersa participou do evento com um protótipo desenvolvido pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, da Engenharia de Energia e Engenharia Mecânica.

Os 25 alunos que participaram da Etapa Regional Nordeste volta para casa com o título de vice-campeã da SAE Brasil.

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, com a liderança de John F. Stevens. A primeira competição aconteceu em 1976. A primeira competição do projeto Baja SAE Brasil ocorreu em 1995, na pista de Guido Caloi, no bairro do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário