segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Estudantes de Escola de Umarizal apresentam projeto científico no Peru

Os estudantes Aleksander Rafael Silva e Jéssica Milenna Alves Gomes, do Ensino Médio da Escola Estadual 11 de Agosto, apresentam pesquisa científica na Feira Internacional de Ciência e Tecnologia, em Lima, no Peru, que acontece a partir desta segunda-feira (18) e se estende até sexta-feira (22).

A pesquisa de iniciação científica "Gravitação Universal: Newton e o peso dos corpos" propõe uma metodologia de ensino mais dinâmica e de fácil compreensão sobre a Lei de Gravitação Universal, descrita por Isaac Newton.

Everton Pinheiro, orientador da pesquisa
Os estudos feitos visaram comprovar a eficácia de uma apostila didática, criada pelos próprios alunos, visando repassar os conceitos de Isaac Newton.

"Durante o projeto, os estudantes levantaram dúvidas sobre uma questão de aceleração da gravidade, estudada no primeiro ano do ensino médio. A complementação da pesquisa veio com o apoio de referencial teórico sobre o assunto", informa o professor José Everton Pinheiro Monteiro, orientador da pesquisa.

O projeto foi selecionado, durante as feiras de ciências locais e na Feira de Ciências Estadual (Ciência para Todos no Semiárido Potiguar), realizada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em Mossoró, ao longo do ano passado. Os estudantes participaram da 11ª. Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia realizada na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, em março deste ano. 

O trabalho também foi apresentado na EXPO Milset Brasil (Movimento Internacional para o Desenvolvimento Científico e Técnico), em maio último, na cidade de Fortaleza. Na ocasião, recebeu credencial para participar do evento no Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário