quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jardim de Piranhas: Encontro vai discutir Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

O município de Jardim de Piranhas, localizado no Sertão do RN, vai discutir o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O Encontro está programado para o dia 27 deste mês, às 19h, na sede do CRAS. O evento é liderado pela Secretaria de Educação do município e é voltado para professores, diretores e coordenadores de escolas, e supervisores escolares.


Alfabetização em Nísia Floresta, RN
O Pacto Nacional pela Alfabetização, mais uma tentativa do Governo Federal de minimizar o vergonhoso contingente de milhões de brasileiros que não sabem escrever, nem ler o próprio nome, é um compromisso formal assumido pela União, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


Já é alguma coisa. Vale dizer que se soma a esse enorme contingente de analfabetos de pai e mãe, população maior do que muitos países europeus, uma massa de "analfas" funcionais ainda maior. O "analfa" funcional é aquele que sabe ler e escrever o nome, mas não sabe escrever um bilhete, nem tem a compreensão do mundo em sua volta.  

Como todo "bom" documento da Educação gosta de estampar, o Pacto tem quatro princípios centrais: o Sistema de Escrita Alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção
de textos; conhecimentos oriundos das diferentes áreas; e a ludicidade e o cuidado com as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário